F1: Lambiase segue na equipe de Verstappen em 2026
A onda de demissões na Red Bull nos últimos meses colocou o futuro de Gianpiero Lambiase nos holofotes. Durante semanas, houve especulações sobre uma mudança de posição na equipe e possíveis novas casas para o ítalo-britânico. No entanto, agora é possível afirmar que a permanência do engenheiro de corrida de Max Verstappen na temporada 2026 da Fórmula 1 está garantida.
No último ano, além de ocupar a posição como engenheiro de corrida, Lambiase também assumiu o posto de chefe de corrida da Red Bull, porém uma imagem da transmissão do GP de Abu Dhabi flagrou o britânico chorando após a corrida, levantando dúvidas sobre sua continuidade na equipe taurina.
Segundo o Motorsport.com, fontes informaram que, durante o GP de Abu Dhabi, o papel exato de Lambiase para 2026 ainda estava sendo discutido. Nas últimas semanas, diversas publicações internacionais noticiaram o interesse de outras equipes pelo engenheiro, entre elas a Aston Martin, Williams e McLaren foram citadas.
A Red Bull confirmou que, pelo menos em 2026, Lambiase permanecerá ativo nas mesmas funções. De forma que as conversas durante as férias não afetarão a posição do engenheiro no curto prazo. Para a próxima temporada, ele segue trabalhando com Verstappen enquanto ocupa a função mais abrangente de chefe de corrida, cobrindo os dois lados do box.
Suas posições atuais, no entanto, não significam que uma mudança de longo prazo não esteja sendo cogitada. É costume que os chefes das equipes de Fórmula 1 sejam mantidos em seus contratos ou passem por um período de quarentena. O contrato de Lambiase na Red Bull é válido até o final de 2027.
Essas relações são mais complexas do que parecem, como demonstrou o estrategista Will Courtnay, que se juntou à McLaren como diretor esportivo. Inicialmente, seu contrato com a Red Bull teria validade até 2026, mas as duas equipes concordaram com uma liberação mais cedo.
Além disso, a equipe ao redor de Max Verstappen também foi alterada. No final de 2025, foi noticiado que membros regulares receberam ofertas de rivais e decidiram deixar o time taurino, como David Geoffrey Mart na Audi. Em 2026, o engenheiro de desempenho Tom Hart terminará a temporada com a Red Bull antes de seguir para a Williams em 2027.
A mecânica da Red Bull também sofreu alterações. Além de Geoffrey, a Audi também conquistou o primeiro mecânico de Verstappen, Matt Caller. É possível especular que a presença do ex-diretor esportivo da Red Bull, Jonathan Whealey, na chefia da equipe tenha alguma relação com todas essas mudanças.
Ver essa foto no Instagram