ESPECIAL
   Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Cadastro auxiliará fiscalização no recolhimento de pilhas e baterias

Danilo Fantinel/Redação Terra

Para facilitar a fiscalização, a cargo do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) definiu que os fabricantes e importadores de pilhas e baterias têm até 24 de novembro para se registrar no Cadastro de Produtores e Importadores de Pilhas e Baterias.

As empresas preencherão um formulário específico para informar a quantidade estimada de produção e importação para 2000. A partir de 2001 o cadastramento será anual e feito sempre até o dia 1º de março de cada ano. A medida ajudará a se estabelecer as regras de fabricação de pilhas e baterias no Brasil, além de controlar os níveis de uso de metais pesados nos produtos do mercado brasileiro, bem como a quantidade de pilhas e baterias que é importada por ano, afirma Cleusa.

De acordo com a determinação do Conama, todas as embalagens de pilhas e baterias deverão indicar os níveis de metais pesados e como o produto deve ser dispensado. Produtos destinados à reciclagem terão de indicar a necessidade de devolução aos pontos de venda ou a forma como eles devem ser encaminhados aos fabicantes, de acordo com o plano de coleta escolhido por determinada empresa.

Leia mais:
» Metais pesados oferecem riscos à saúde
» Empresas devem respeitar determinação
» Baterias devem ser devolvidas aos fabricantes
» Leia a determinação do Conama

Volta

 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade