ESPECIAL
   Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Empresas começam a se adequar à determinação ambiental

Danilo Fantinel/Redação Terra

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Eletrica e Eletrônica (Abinee), as empresas do setor já estão adequadas às normas determinadas pelo Conama, o que inclui a orientação de campanhas de recolhimento e a diminuição dos níveis de metais pesados como chumbo, mercúrio e cádmio em seus produtos.

Algumas empresas estão adiantas na escolha de seu sistema de coleta. A Gradiente investiu R$ 1 milhão em publicidade e firmou convênio com os Correios para a confecção de envelopes especiais para o envio das baterias. A Motorola encaminha o material à empresa francesa Snam, onde a bateria é destruída, os metais, reaproveitados e o aço, enviado a siderúrgicas. A empresa investirá US$ 2 milhões em três anos.

Conforme Cleusa de Morais, do SQA, com relação a pilhas a fiscalização é mais difícil, inclusive porque a resolução do Conama abre uma brecha para o descarte de pilhas comuns no lixo doméstico. Nesses produtos, o uso de metais pesados é baixo (você pode ver qual o nível aceito no artigo 6 da Resolução Nº 257, clicando aqui).

Leia mais:
» Metais pesados oferecem riscos à saúde
» Baterias devem ser devolvidas aos fabricantes
» Cadastro auxiliará fiscalização
» Leia a determinação do Conama

Volta

 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade