ESPECIAL
   Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Metais pesados contaminam meio ambiente e oferecem riscos à saude pública

Danilo Fantinel/Redação Terra

Estima-se que cada bateria ou pilha depositada de forma inadequada no meio ambiente contamine uma área de um metro quadrado. Entretanto, o dano ambiental pode ser maior se a quantidade desses equipamentos jogados em lixões for muito alta.

Foto: AE

A dissolução de metais pesados depositados em aterros sanitários impróprios pode contaminar lençóis freáticos e o ambiente local. Em aterros, a dissolução dos metais é mais fácil devido à acidez da área. Isso facilita a acumulação de metais pesados na cadeia alimentar através da contaminação de animais e vegetais, que podem causar a intoxicação de seres humanos que venham a consumir esses alimentos afetados. Metais pesados como chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos podem provocar graves doenças neurológicas, além de afetar a condição motora.

Pilhas e baterias comuns (pequenas, usadas em rádios, por exemplo) podem ser descartadas no lixo doméstico de acordo com a determinação do Conama. No entanto, a professora Andréa Bernardes, do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) avalia que esses produtos, que acabam sendo depositados em aterros sanitários, só poderiam ser descartados nestes locais se houvesse o tratamento adequado do chorume (substância líquida encontrada em lixões). O chorume contaminado com metais pesados contaminará também a terra e os lençóis freáticos.

Marcelo Furtado, coordenador da área de substâncias tóxicas do Greenpeace, vê com bons olhos a determinação do Conama. "A iniciativa serve como incentivo para que as empresas passem a reduzir o uso de substâncias tóxicas para evitar todo o processo de recolhimento de baterias e pilhas usadas", diz. Ele lembra que a tendência é que substâncias recicláveis sejam usadas cada vez mais, para que a reutilização dos produtos seja constante.

Leia mais:
» Baterias devem ser devolvidas aos fabricantes
» Empresas devem respeitar determinação
» Cadastro auxiliará fiscalização
» Leia a determinação do Conama

Volta

 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade