Saiba como estudar na Espanha
O brasileiro que pretende estudar na Espanha pode solicitar o visto correspondente junto ao corpo diplomático mais próximo. Para isto, ele deve apresentar uma documentação acadêmica que comprove os estudos já realizados. Se o curso pretendido durar menos de 90 dias, o brasileiro interessado não precisará requisitar o visto de estudante. Entretanto, todo brasileiro que realizar um curso não-universitário na Espanha deve ter seu caso analisado previamente pelo corpo diplomático.
Quando chegar à Espanha, o estudante deve pedir ao Escritório de Estrangeiros, à Chefatura Superior ou Delegacia de Polícia local uma autorização para sua permanência pelo tempo determinado. Este documento será válido pelo tempo do curso para o qual se estará matriculado, e pode ser renovado periodicamente.
Caso o brasileiro vá realizar algum curso universitário na Espanha, ele deverá apresentar um certificado de pagamento da matrícula em uma instituição do país, com mais de 15 horas/aulas semanais, ou uma carta original da faculdade que informe a admissão do aluno e afirme que ele pagará a matrícula após sua chegada.
Além disto, o estudante deve, entre outros trâmites, entregar um atestado médico, pagar as taxas consulares e comprovar que tem meios de se manter na Espanha enquanto durar o curso. Se a documentação estiver correta, o visto é emitido em 72 horas. Em princípio, os estudantes estrangeiros não têm permissão para trabalhar na Espanha.
|