Notícias » Economize Energia:Capa >Participe >Tire suas dúvidas
COMO ECONOMIZAR
Gasto por eletrodoméstico
Economize em casa
Calcule sua economia
COMO SERÁ O PLANO
DE COMBATE À CRISE
Plano de Racionamento
Cortes e sobretaxas
Confira as novas metas
Serviços públicos
CRISE DE ENERGIA
Motivos da crise
Energia no Brasil
Crise em 2002?
Conseqüências do racionamento
Apagões nos EUA
NOTÍCIAS
PARTICIPE
Dê sua opinião
Mande dicas de economia de energia
Tire suas dúvidas
Crise Energética

Tire suas dúvidas

Você tem dúvidas sobre o racionamento? Confira respostas às perguntas mais comuns e, se ainda tiver dúvidas, mande a sua questão. As melhores serão selecionadas e respondidas por especialistas.

CASA NOVA
Como vou conseguir média do consumo do ano passado, se, em maio, junho e julho de 2000 eu não morava na casa onde moro hoje? Meu consumo vai ter que ser zero? (Dione Ferreira dos Santos)

Resposta - Para os casos de pessoas que mudaram recentemente para o imóvel em que não houve consumo no período entre maio e julho de 2000, a distribuidora poderá usar qualquer período dos últimos 12 meses, em que a média corresponda a realidade de consumo. As exceções deverão ser tratadas diretamente com as distribuidoras.

MESMO CORTANDO, PAGO SOBRETAXA?
Vamos supor que eu consegui atingir minha meta de economizar os 20%, mas a minha conta ainda passa do 200 estabelecido pelo governo, vamos supor que eu tenha economizado meus 20% mas ainda minha conta chega a 245, mesmo assim eu vou pagar a taxa de 50% dos 45 excedente? Se sim porque eu sou obrigada a econonizar, apenas para não ser cortada a minha energia? (Adriana)

Resposta - Com as alterações promovidas pelo governo na medida provisória que regulamenta o plano de racionamento, os consumidores que obtiverem 20% de economia no consumo de energia estão isentos da sobretaxa. Pagam a tarifa extra apenas os consumidores que não alcançarem a meta estabelecida e que gastem mais de 100 kW no mês.

QUANDO TENHO QUE COMEÇAR A ECONOMIZAR?
Tenho que cortar gastos a partir do dia 1º de junho ou já está vigorando a lei que se eu não economizar posso ser punida? (Édna)

Resposta - O plano de racionamento de energia se iniciou no dia 1º de junho para o comércio e a industria. Para as residencias, o início foi no dia 4 de junho.

DIVIDO O RELÓGIO COM OUTRAS CASAS. O QUE ACONTECE?
Onde moro, há três casas com único relógio, gastamos em média 470kw por mês. Todas as lampadas já são as compactas econômicas, trocadas mais ou menos há cinco meses. Estamos preocupados pois já estamos racionando muito antes até por necessidade economica como ficamos? (Elizabeth)

Resposta - A meta de economia no consumo de energia neste caso deve ser feita em conjunto pelos moradores das três casas. A troca de lâmpadas há cinco meses não deve ser problema, pois a meta teria de ser calculada com base nos meses de maio, junho e julho de 2000. Consulte as dicas do Terra para ampliar a economia de energia em sua residência.

COBRANÇA DE SOBRETAXA É LEGAL?

Mesmo estando provado que o corte e a sobretaxa vai contra o código de defesa do consumidor o governo vai poder adotar estas medidas? (Pedro)

Resposta - Alguns tribunais pelo Brasil consideraram que a medida provisória do Plano Emergencial de Racionamento de Energia fere o Código de Defesa do Consumidor e por isso aplicaram liminares impedindo as medidas do Plano (como a cobrança de sobretaxa e o corte de energia). O governo reagiu reeditando a MP com novo texto. A briga jurídica continua até que o Supremo Tribunal Federal dê o parecer final.

O QUE GASTA MAIS, VENTILAÇÃO OU REFRIGERAÇÃO?

O consumo do ar condicionado ligado somente na ventilação é o mesmo da refrigeração? (Simone)

Resposta - O consumo de energia do ar condicionado ligado apenas na ventilação é de aproximadamente 10% do consumo da refrigeração, valor que varia conforme o modelo do aparelho. Quando o ar condicionado está ligado na refrigeração, o compressor do aparelho está em funcionamento, aumentando o consumo de energia.

QUEM ESTÁ LIVRE DO RACIONAMENTO?

Casei recentemente e meu consumo aumentou, já que continuo morando no mesmo lugar. Deve haver economia para quem consome abaixo dos 200 Kwas? (Eduardo)

Resposta - Está isento do racionamento de energia apenas os consumidores que gastam até 100 kW por mês. Acima disso, o consumidor precisa cumprir a meta de 20% de economia para não pagar a sobretaxa e correr o risco de ter a energia elétrica cortada devido ao plano de racionamento.

Mande a sua questão

 
CALCULADORA

Calcule suas despesas
E veja quanto consegue economizar na sua conta de eletricidade

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade