Notícias » Economize Energia:Capa >Crise de Energia >Crise em 2002?
COMO ECONOMIZAR
Gasto por eletrodoméstico
Economize em casa
Calcule sua economia
COMO SERÁ O PLANO
DE COMBATE À CRISE
Plano de Racionamento
Cortes e sobretaxas
Confira as novas metas
Serviços públicos
CRISE DE ENERGIA
Motivos da crise
Energia no Brasil
Crise em 2002?
Conseqüências do racionamento
Apagões nos EUA
NOTÍCIAS
PARTICIPE
Dê sua opinião
Mande dicas de economia de energia
Tire suas dúvidas
Crise Energética

Planos contra novas crises energéticas

Especialistas afirmam que não foi apenas a falta de chuva que causou a crise energética que o País enfrenta. A queda de investimentos do governo no setor, que até a década de 80 recebia em média US$ 13 bilhões e que nos anos 90 passou a receber apenas US$ 7 bi, e a predominância do modelo hidrelétrico de geração de energia são apontados pelos especialistas como a origem da crise, que não deve durar apenas este ano.

"O risco de racionamento é muito alto e será mais longo do que está se admitindo", afirma o diretor do Instituto Nacional de Eficiência Energética (Inee), Jayme Buarque de Holanda. Mesmo com com diversos projetos em andamento, a maioria das obras só deve entrar em funcionamento depois de 2002, ano em que provavelmente também haverá crise na produção de energia.

A construção de usinas termelétricas é apontada como uma das maneiras de se diminuir a crise. Em 99, o governo lançou um programa de construção de diversas usinas, com o apoio da Petrobras, mas a falta de acordo sobre o preço do gás natural e mesmo a falta de peças no mercado internacional para a construção de tantas termelétricas emperrou os planos.

Além das termelétricas, existem diversas opções no Plano Decenal da Eletrobrás 1999/2008, que faria com que a capacidade de geração de energia brasileira aumentasse de 68 mil megawatts para 104,6 mil. A melhoria da interligação das diversas regiões brasileiras também é apontada como uma das possíveis soluções, já que existe excedente na produção da região Sul, em especial na Hidrelétrica de Itaipu, e no Norte.

Qualquer que seja o plano adotado pelo governo, inclusive se ele adotar todas as opções acima, o essencial é que as ações sejam tomadas rapidamente, de acordo com especialistas no mercado de energia. Caso contrário, o Brasil passará também em 2002 alguns ou vários meses no escuro, dependendo do humor de São Pedro.

Redação Terra

 
CALCULADORA

Calcule suas despesas
E veja quanto consegue economizar na sua conta de eletricidade

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade