PUBLICIDADE

Empresas dão maior espaço à diversidade entre funcionários

Times que apostam nessa aprendizagem têm melhores resultados e maior cooperatividade, diz Daniel Maximilian Da Costa, fundador e principal executivo da LAQI

18 fev 2022 - 10h41
Compartilhar
Exibir comentários

Parte das ações ESG, sigla para Ambiental, Social e Governança, a diversidade tem ganhado maior espaço nos quadros de funcionários nas empresas. Embora o mundo corporativo enfrente desafios para práticas de inclusão, as diferenças entre os colaboradores são consideradas bem-vindas para a formação democrática de um ambiente de trabalho.

Foto: Latin American Quality Institute / DINO

O pilar social da sigla ESG aborda a responsabilidade quanto ao impacto da empresa em relação à comunidade com respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas, segurança no trabalho, proteção de dados e privacidade e diversidade da equipe. Nesse âmbito, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a maior parte das empresas brasileiras se empenham na ampliação da diversidade entre os colaboradores, contudo a real inclusão ainda é um obstáculo.

De acordo com a OIT, os grupos mais bem representados nas organizações são LGBTQIA+ (45,54%), negro (32,52%) e população de baixa renda (30,77%). Por sua vez, as pessoas egressas do sistema penitenciário correspondem ao grupo de menor representação, correspondendo a 99%, assim como migrantes (96,36%) e transexuais (93,33%). 

Com base nesses dados, a OIT enfatiza a necessidade de se criar recursos eficientes para contratações, mas também buscar talentos diversos através do encorajamento de candidaturas de segmentos marginalizados da sociedade, mudanças nos processos seletivos e na cultura da organização. Já a Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que os direitos do trabalho devem ser assegurados e os ambientes laborais seguros e protegidos para todos os trabalhadores, incluindo migrantes, mulheres e pessoas em empregos precários.

Segundo Daniel Maximilian Da Costa, fundador e principal executivo do Latin American Quality Institute (LAQI), a diversidade no ambiente de trabalho possibilita acesso a uma série de benefícios, tanto para a corporação quanto para os colaboradores. "É fundamental para a busca do respeito e da tolerância, ao mesmo tempo que favorece os processos, melhorando a interação da equipe, aumentando a qualidade de vida e estimulando a aceitação entre os colegas. Times que apostam nessa aprendizagem têm melhores resultados e maior cooperatividade", conclui.

Website: http://www.laqi.org

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade