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DINO

Em tempos de crise, invista em comunicação

3 jan 2017 - 11h47
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Crise. Palavra que anda na moda e tem tirado o sono de muita gente. Como pode uma palavra tão pequena causar incômodos tão grandes? Bem, apesar da crise estar presente nos dias atuais, atingindo principalmente os setores político e econômico do país, vale lembrar que momentos críticos sempre surgiram e sempre hão de surgir. Nenhum setor, nenhuma marca, nenhuma empresa, nenhum mercado etc está imune a isso. Para algumas marcas e empresas, momentos de crise significam refrear suas ações, principalmente na área de publicidade e propaganda. Um pensamento que parece plausível, mas que, na verdade, não tem lógica. Se uma empresa ou marca refreia ou para de investir na publicização de seus produtos e serviços, como vai fidelizar seus consumidores e atrair novos? Se uma empresa ou marca deixa de concentrar seus esforços na divulgação de produtos e serviços, como fica a relação com seus públicos-alvo?

Foto: DINO

É perceptível que grandes marcas e empresas continuam a investir em propaganda e assim agem porque têm visão a médio e longo prazo, focada em resultados e crescimento e na relação com seus consumidores. Poucas empresas ou marcas se mantém e até mesmo sobrevivem com a falta de investimento em comunicação. Esse é um aspecto tão importante quanto a infraestrutura da empresa, o pagamento dos salários dos funcionários e a qualidade do produto ou serviço. Crise é uma fase dentro do processo de sobrevivência num mercado competitivo. Para saber lidar com os momentos críticos, é fundamental adotar um planejamento de comunicação preventivo, para evitar surpresas, e efetivo, para ser aplicado quando a crise estiver instalada. Contar com a parceria e expertise de agências de propaganda e publicidade é uma escolha assertiva para a construção de um planejamento de comunicação com metas a serem alcançadas e ações a serem realizadas.

Abaixo seguem dois pontos a serem considerados pelas empresas e marcas que desejam driblar os momentos de crise para se diferenciar e se manter - e até mesmo crescer - num mercado cada vez mais exigente, competitivo e pulverizado.

Atenção para as mudanças

Em pleno século XXI, as informações estão difusas, o conhecimento está cada vez mais acessível, mais pessoas antenadas com as novidades. Como uma empresa ou uma marca pode se destacar nesse cenário tão pulverizado? O principal ponto a entender é que nos tempos atuais, mais do que em qualquer outra época, as mudanças estão a acontecer em alta velocidade. O que predomina hoje pode não predominar daqui a um mês, por exemplo. É preciso acompanhar as mudanças de perto e manter uma conversa clara com os públicos-alvo, para entender quais as suas preferências, o que os agrada mais em relação ao produto ou serviço, quais suas opiniões sobre a empresa ou marca etc. A partir desse estudo, pensar campanhas de publicidade que melhor se aproximem às propostas dos consumidores. Vale lembrar que mesmo com um prévio planejamento, as marcas e empresas precisam estar abertas às mudanças de última hora. Nesse aspecto, as agências de publicidade e propaganda têm papel fundamental para acompanhar as alterações que hão de ser solicitadas pelos clientes. Ou se antecipar e já apresentar novas possibilidades. Responder rapidamente às mudanças e se adaptar às inovações com agilidade são os atuais desafios para marcas e empresas de qualquer ramo.

Conexão entre real e virtual

Atualmente esses âmbitos estão cada vez mais diluídos. Difícil falar de vida real sem vincular com a vida virtual. Os dispositivos móveis e aplicativos conectam as pessoas com muita rapidez e fazem parte do cotidiano, seja para facilitar o acesso aos produtos e serviços, para possibilitar e aprimorar experiências ou simplesmente entreter. Como sua empresa ou marca está inserida nessa fusão de ambientes? Onde seus públicos-alvo mais se movimentam e sobre o que conversam? Ignorar esse ponto é sinal de que a empresa ou marca ainda não entendeu como as informações estão circulando e os prejuízos a curto, médio e longo prazos serão inevitáveis. Independente do ramo em que atue, a tendência mostra que as marcas e empresas devem trabalhar ainda mais com essa fronteira que mistura as realidades virtual e real. Quanto mais presente na vida dos consumidores, mais eles vão lembrar de sua empresa ou marca. Claro que isso requer estudo de cenário e, principalmente, conhecimento sobre as preferências dos públicos-alvo. De nada adianta rodeá-los de informações se a relação é frágil ou, pior, se a relação é negativa. As decisões a serem tomadas têm de estar de acordo com o perfil dos consumidores e experiências positivas que desenvolvem com sua empresa ou marca. Como qualquer relação, é fundamental identificar os elos que a fortalecem, corrigir os pontos fracos e investir nos pontos fortes. Essa dinâmica requer estudos constantes e observações atentas. Contar com agências de publicidade e propaganda que possuem know-how para fluir essa dinâmica é um investimento que rende frutos duradouros e mantém sua empresa ou marca sempre a um passo à frente no mercado, tornando-a sólida para superar qualquer momento crítico que venha surgir.

As crises podem ocorrer por diversos fatores, internos e externos, e não há como ignorá-las ou assumir uma postura de fragilidade a ponto de se desestabilizar perante os acontecimentos e adversidades. Segundo Marcel Cerqueira, diretor da Agência Factor Comunicação, "empresas e marcas que se diferenciam e se mantêm confiantes em períodos de crises são aquelas que investem em planejamento de comunicação, que se antecipam no mercado, que desenvolvem uma visão de médio e longo prazo, que estão atentas às mudanças e abertas às inovações, que têm conhecimento sobre o cenário onde atuam, que veem os momentos críticos como possibilidades de crescimento, que estão sempre em busca de se renovar, que fortalecem sua relação com os públicos-alvo, que tomam decisões conscientes e responsáveis, que permanecem alertas às demandas da sociedade e vigilantes sobre o impacto das suas ações no meio ambiente".

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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