PUBLICIDADE

TRE recebe 69 pedidos de impugnação de candidaturas em SC

16 jul 2014 - 09h49
(atualizado às 09h55)
Compartilhar
Exibir comentários

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina já recebeu 69 pedidos de impugnação de candidaturas para as eleições de outubro. Entre as solicitações contam ações dirigidas a deputados estaduais e federais a à presença do PDT na coligação que defende a reeleição Raimundo Colombo, do PSD.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) foi responsável por 16 pedidos, a maioria baseada na Lei de Ficha Limpa e de problemas dos candidatos junto o Tribunal de Contas do Estado. Uma briga política fez com que o candidato a deputado pelo PPL, Hilário Scherner, apresentasse 25 pedidos contra o PDT.

Entre os que disputam o cargo de deputado estadual, o MPE pediu a impugnação de Gilmar Knaesel, parlamentar que exerceu por anos a secretaria de Estado do Turismo. As contas do candidato tucano foram consideradas irregulares pelo TCE. Jailson Lima, parlamentar que busca a reeleição pelo PT, também teve o pedido apresentado pelo mesmo motivo: contas consideradas irregulares quando exerceu o mandato de prefeito de Rio do Sul.

Paulo Boeira, do PTB, é alvo do MPE por ter sido demitido do cargo de diretor do Departamento Prisional do Estado após um processo disciplinar. Entre os candidatos a deputado federal, o Ministério Público pediu a impugnação de Saulo Sperotto (PSDB), João Rodrigues (PSD) e João Pizzolatti, do PP. Este último, pelo fato de ter sido condenado em ação de improbidade administrativa.

O PDT foi alvo de diversas ações pelo fato de constar apenas com um comissão provisória na direção do partido. Os autores da ação apontam para a irregularidade da chapa e da presença na coligação que apóia o atual governador. Os pedidos devem ser analisados pelo TRE após a apresentação de defesa por parte dos candidatos citados. Caso sejam condenados, eles ainda podem recorrer ao mesmo tempo em que mantém a candidatura.

Guia do eleitor Guia do eleitor

Coligações partidárias: Dilma, Aécio e Eduardo CamposColigações partidárias: Dilma, Aécio e Eduardo Campos

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade