PUBLICIDADE

Foto de Suplicy com Padilha nos ombros violou lei eleitoral

2 ago 2014 - 07h55
(atualizado às 08h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Suplicy, 73 anos, colocou Padilha nos ombros e caminhou com ele no meio da multidão
Suplicy, 73 anos, colocou Padilha nos ombros e caminhou com ele no meio da multidão
Foto: Paulo Pinto / Analítica / Divulgação

O aliado do senador Eduardo Suplicy (SP-PT) que impulsionou a foto no Facebook do parlamentar carregando nos ombros Alexandre Padilha, candidato ao governo de São Paulo pelo PT, violou a lei eleitoral. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a prática é vedada pela Justiça Eleitoral e proíbe a “veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga” – a divulgação da cena, que aconteceu esta semana em Carapicuíba, região metropolitana de SP,  teria custado R$ 200 ao adepto de Suplicy.

A foto foi retirada do ar, após o senador identificar que foi publicada como publicidade paga na rede social. A imagem chegou a ser vista por 6 mil usuários e teve mais de 1 mil compartilhamentos.  Candidato à reeleição, Eduardo Suplicy não quis identificar o correligionário, mas negou ter ligação com a promoção da peça. No Facebook desde fevereiro deste ano, o senador paulista possui 143 mil seguidores; ele afirma que cuida da página pessoalmente e faz três postagens diárias.

Este não é o primeiro problema entre candidatos paulistas na disputa eleitoral nas redes sociais. Em junho, o juiz do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Marcelo Coutinho Gordo, determinou que o Facebook identificasse quem contratou a publicidade paga ao governador de São Paulo e candidato à reeleição, Geraldo Alckmin (PSDB). A ação foi enviada pela coligação do também candidato ao Palácio dos Bandeirantes, Paulo Skaf (PMDB), que acusa o governador de inflar o número de seguidores em sua página. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade