PUBLICIDADE

Rede Sustentabilidade descarta apoiar Dilma no 2º turno

Após reunião, executiva do grupo político de Marina Silva defende não continuidade do governo atual e mudança qualificada

8 out 2014 - 06h59
(atualizado às 07h17)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>De acordo com os assessores de Marina Silva (PSB), apoio a Aécio Neves (PSDB) depende da adoção de "exigências" pelo tucano como inclusão de políticas de sustentabilidade e educação integral</p>
De acordo com os assessores de Marina Silva (PSB), apoio a Aécio Neves (PSDB) depende da adoção de "exigências" pelo tucano como inclusão de políticas de sustentabilidade e educação integral
Foto: Andre Penner / AP

Em reunião realizada na noite de terça-feira, a Rede Sustentabilidade, grupo político de Marina Silva (PSB), decidiu pela "não continuidade do governo" e por "uma mudança qualificada", de acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo

A ex-candidata à Presidência da República Marina Silva disse, em nota na terça-feira, que o anúncio sobre possíveis apoios no segundo turno das eleições presidenciais seria feito apenas na quinta-feira, depois que as lideranças dos partidos aliados conseguissem costurar um entendimento.

De acordo com a Folha, a executiva, que tem 24 membros, teria dado "aval para que a ambientalista confirme a tendência anunciada de apoio à candidatura de Aécio Neves (PSDB)". Já o jornal O Globo, afirma que, na reunião de quatro horas da noite desta terça, foi defendida uma mudança em relação ao atual governo, porém, "sem citar de forma explícita o indicativo de voto no tucano".

A reunião foi realizada por teleconferência e contou com a participação de Marina, que, segundo O Globo, "deixou claro que não seguirá necessariamente o que indicar a Rede". Marina tentou fundar o partido Rede Sustentabilidade no ano passado, mas teve o registro negado pela Justiça Eleitoral.

A decisão desta terça seria submetida ao diretório da Rede, composto por 120 pessoas, nesta quarta-feira, disse o coordenador geral da campanha de Marina, Walter Feldman, citado pela Folha. Os partidos da coligação Unidos pelo Brasil também devem se reunir nesta quarta, em Brasília, para discutir os critérios que irão balizar a escolha do grupo, segundo Marina.

Na nota emitida antes da reunião nesta terça, a ex-senadora havia dito que os resultados das eleições refletiram a insatisfação dos brasileiros com as atuais condições do País. Marina disse ainda respeitar as opiniões isoladas de cada partido, dirigentes e líderes, mas ressaltou que essas posições "não refletem em nenhuma hipótese" a sua opinião.

Citada pela imprensa, Marina teria dito também que um possível apoio deve ser fechado com base em projetos comuns. Entre os pontos de convergência entre a ambientalista e Aécio estão a reforma política, com o fim do direito à reeleição, e ampliação do mandato presidencial para cinco anos, além da redução do aparelho estatal e da reforma tributária.

De acordo com os assessores de Marina, entre as "exigências" negociadas figuram a inclusão de políticas de sustentabilidade e educação integral.

Em 2010, Marina também ficou em terceiro lugar no primeiro turno das eleições presidenciais. Após tentar negociar tanto com a então candidata Dilma Rousseff (PT), quanto com seu opositor José Serra (PSDB), a ambientalista optou pela neutralidade.

Eleição

Após o primeiro turno das eleições ocorrido no domingo, 5 de outubro, ficou definido que a disputa para a Presidência da República terá segundo turno entre os candidatos Dilma Rousseff e Aécio Neves. Dilma obteve 41,59% dos votos, ficando à frente de Aécio, que termina o primeiro turno com 33,55%. A candidata do PSB Marina Silva deixou a corrida presidencial com 21,32% dos votos, em terceiro lugar.

Nas disputas aos governos, 13 Estados e o DF enfrentarão segundo turno. Outras 13 unidades da federação escolheram seus governadores no primeiro turno.

Veja o cenário eleitoral nos estados Veja o cenário eleitoral nos estados

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade