PUBLICIDADE

PT aciona TSE contra Bolsonaro por discurso com tom eleitoral em Londres

Partido considera que o presidente cometeu abuso de poder político e econômico por usar a residência oficial do embaixador para sua fala

18 set 2022 - 18h42
Compartilhar
Exibir comentários

SALVADOR - A campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo discurso com tom de campanha neste domingo, 18, em Londres.

Presidente na casa do embaixador brasileiro em Londres.
Presidente na casa do embaixador brasileiro em Londres.
Foto: Reprodução/Facebook Jair Bolsonaro / Estadão

O PT considera que o chefe do Executivo cometeu abuso de poder político e econômico porque a fala foi feita na sacada da residência oficial do embaixador brasileiro no Reino Unido. A legislação eleitoral proíbe atos de campanha em prédios públicos.

"É um absurdo, uma coisa inaceitável, e o jurídico da campanha de Lula está preparando uma ação contra mais esse desrespeito à Justiça Eleitoral", disse o senador Humberto Costa (PT-PE), coordenador da campanha de Lula, ao comentar a ação em entrevista ao Broadcast Político.

Bolsonaro está em Londres para o funeral da Rainha Elizabeth II. No discurso, ele repetiu o tom usado em atos eleitorais para fazer críticas ao adversário petista. "Sabemos quem é do outro lado e o que eles querem implantar em nosso Brasil. A nossa bandeira sempre será dessas cores que temos aqui [apontando para a bandeira do Brasil na sacada da residência]: verde e amarela. Jamais aceitaremos o que eles querem impor", disse o candidato à reeleição.

O presidente ainda disse que vencerá o pleito em 1º turno. "Eu estive no interior de Pernambuco. A aceitação é simplesmente excepcional. Não tem como a gente não ganhar no 1º turno", afirmou.

Uso de imagens

A senadora Soraya Thronicke (União Brasil), candidata à Presidência, e a vereadora Erika Hilton (PSOL-SP), candidata a deputada federal, pediram ao TSE que proíba Bolsonaro de usar imagens de sua viagem a Londres na campanha. Em seu pedido, a candidata do União Brasil apontou que, se confirmado o uso eleitoreiro do evento, "estar-se-á diante de clara situação de emprego de recursos patrimoniais públicos em benefício de sua candidatura, em flagrante abuso do poder econômico e político".

Como o Estadão já mostrou, fontes próximas ao presidente apontaram que a possibilidade de fazer imagens para a propaganda eleitoral pesou para sua decisão de comparecer ao ato.

Cobertura especial das eleições

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade