PUBLICIDADE

Mulheres são 'esquecidas' em programas de presidenciáveis

Geraldo Alckmin, Henrique Meirelles e Jair Bolsonaro, por exemplo, dedicam poucas ou nenhuma linha para ações voltadas ao público feminino

18 ago 2018 - 05h12
(atualizado às 15h39)
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - Concorrendo em quatro chapas como vice-presidente e em duas como cabeça de chapa, as mulheres não ganharam o mesmo espaço nos programas de governo dos candidatos ao Planalto nas eleições 2018. Os programas de Geraldo Alckmin (PSDB), Henrique Meirelles (MDB) e Jair Bolsonaro (PSL), por exemplo, dedicam poucas ou nenhuma linha para ações voltadas ao público feminino, de acordo com os documentos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Presidenciáveis durante debate na sexta-feita, 18, exibido pela RedeTV!
Presidenciáveis durante debate na sexta-feita, 18, exibido pela RedeTV!
Foto: Guilherme Rodrigues/Futura Press / Estadão

Alckmin escolheu a senadora Ana Amélia (PP-RS) como vice e vem enfatizando que ela garante representatividade às mulheres na sua equipe. O programa tucano traz, no entanto, somente uma única proposta direcionada a elas: "estabelecer um pacto nacional para a redução de violência contra idosos, mulheres e LGBTI e incentivar a criação de redes não governamentais de apoio ao atendimento de vítimas de violência racial e contra tráfico sexual e de crianças". A campanha do PSDB disse que o programa ainda é uma "versão resumida".

Apesar de ter cotado a senadora Marta Suplicy (MDB-SP) como vice, Meirelles cita as mulheres apenas uma vez no programa. Ele promete "incentivar a redução da diferença salarial entre homens e mulheres, respaldado pela nova lei do trabalho".

Com resistência no eleitorado feminino, Bolsonaro, que convidou a advogada Janaina Paschoal (PSL-SP) para compor chapa, tratar do tema em uma medida principal do programa: "combater o estupro de mulheres e crianças".

Na outra ponta aparecem os candidatos que dedicaram espaço maior a medidas para o público feminino - Guilherme Boulos (PSOL) e Ciro Gomes (PDT). Ambos escolheram mulheres como vices e apresentam medidas para esse público nos planos de governo. O PT, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso e condenado na Lava Jato, dedicou um tópico de seu plano para mulheres, assim como Marina Silva, da Rede.

Veja também:

Top Político: Bolsonaro contesta candidatura de Lula no TSE:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade