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Média Estadão Dados mostra Lula com 51% dos votos válidos; Bolsonaro tem 38%

Atualizado com os dados divulgados pelo Ideia, agregador de pesquisas mostra o cenário mais provável da corrida presidencial

25 ago 2022 - 10h28
(atualizado às 12h21)
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O ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro em imagens de eventos recentes.
O ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro em imagens de eventos recentes.
Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação e Alan Santos/PR / Estadão

O agregador de pesquisas eleitorais do Estadão Dados já está atualizado com os resultados divulgados em 25/08 pela empresa Ideia. Segundo a Média Estadão Dados, calculada pelo agregador, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 45% das intenções de voto e Jair Bolsonaro (PL), 33%. Considerando-se apenas os votos válidos, ou seja, sem contar brancos, nulos e indecisos, Lula tem 51% e Bolsonaro, 38%.

O agregador é uma ferramenta interativa cujos gráficos mostram o cenário mais provável da corrida presidencial nos últimos seis meses, segundo nossa metodologia. Além de consultar a Média Estadão Dados, é possível ver nele de forma separada as estimativas das pesquisas presenciais e telefônicas, que costumam ser diferentes.

Os gráficos mostram 71 pesquisas sobre a corrida presidencial divulgadas nos últimos seis meses. A mais recente pesquisa, divulgada nesta quinta-feira, 25, mostra que a vantagem de Lula sobre Bolsonaro é de 8 pontos percentuais no primeiro turno. Enquanto o petista recebeu 44% das intenções de voto, o candidato à reeleição teve 36%.

A pesquisa Exame/Ideia ouviu 1,5 mil pessoas, entre 19 e 24 de agosto de 2022, em todo o Brasil. A margem de erro desse levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com confiança de 95%. 

Agregador de pesquisas

A Média Estadão Dados não é a simples soma dos resultados e divisão pelo número de pesquisas. O cálculo, feito todos os dias, considera as linhas de tendência de cada candidato (se estão estáveis, subindo ou caindo) e atribui pesos diferentes às pesquisas segundo sua "idade" (a data de realização) e metodologia (consideramos que, na média os resultados são mais precisos quando os eleitores são entrevistados de forma presencial, em vez de por telefone).

 

Atualmente, só entram na média as pesquisas das empresas que divulgaram pelo menos um levantamento nos últimos 25 dias. Essa janela de inclusão vai diminuir com o tempo. Com isso, evita-se que resultados desatualizados afetem os números do agregador.

*Com informações de Poder360. 

Estadão
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