PUBLICIDADE

Lula não escreveu tuíte sobre bloquear poupanças para manter Auxílio Brasil

Publicação é uma montagem: o tuíte não consta na rede social do petista.

17 out 2022 - 18h46
(atualizado às 18h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Tuíte em que Lula diz que irá confiscar poupanças é montagem
Tuíte em que Lula diz que irá confiscar poupanças é montagem
Foto: Aos Fatos

Não é verdade que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou em seu perfil oficial no Twitter que pretende bloquear as poupanças dos brasileiros por seis meses para poder manter o Auxílio Brasil caso seja eleito. A publicação é uma montagem: o tuíte não consta na rede social do petista nem no monitoramento de postagens apagadas dos presidenciáveis feito pelo Aos Fatos.

A falsa publicação tem circulado principalmente no WhatsApp (fale com a Fátima), plataforma em que não é possível conferir a viralização com precisão.

Selo falso

O ex-presidente Lula nunca publicou no Twitter que pretende bloquear as poupanças dos brasileiros por seis meses para custear o Auxílio Brasil em um eventual governo. O tuíte falso que vem circulando nas redes não aparece no perfil do petista na rede social nem foi capturado pelo monitoramento do Aos Fatos que arquiva todas as postagens — inclusive as apagadas — feitas pelos presidenciáveis desde o início da campanha.

A única ocasião em que o petista publicou um tuíte com a palavra "poupança" foi em outubro de 2018, quando a sua equipe comparou o então candidato Jair Bolsonaro (na época do PSL) ao ex-presidente Fernando Collor, que confiscou as reservas de todos os brasileiros para tentar conter a inflação.

Também não há proposta semelhante nas diretrizes de governo publicadas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pela chapa liderada pelo petista. Nelas, consta apenas que Lula pretende renovar e ampliar o Bolsa Família, que foi substituído pelo Auxílio Brasil, sem explicar como esse benefício será custeado.

Esse é o quinto tuíte falso atribuído ao ex-presidente checado por Aos Fatos no segundo turno das eleições. Desde o dia 2 de outubro, foram inventados tuítes sobre o tráfico gerar riqueza para as comunidades carentes, prazos para policiais devolverem suas armas, fechamento de igrejas em um eventual governo e alegações críticas ao cristianismo.

Referências:

1. Twitter (@LulaOficial 1 e 2)

2. UOL

3. TSE

4. Aos Fatos (1, 2, 3 e 4)

Aos Fatos
Compartilhar
Publicidade
Publicidade