PUBLICIDADE

Gritos de apoiadores, vitória 'pelo Brasil': veja votação de Lula e Bolsonaro

Candidato do PT e candidato à reeleição votaram logo na manhã deste domingo, 30, pelo segundo turno do pleito

30 out 2022 - 11h12
(atualizado às 11h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reuters/ Estadão

Os dois candidatos à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), votaram logo na manhã deste domingo, 30, pelo segundo turno do pleito.

Líder nas pesquisas de intenção de voto ao longo de toda a campanha, desde o primeiro turno, Lula votou em São Bernardo do Campo (SP) cercado de apoiadores e aliados políticos, sob gritos de 'Olê Olê Olá'. Já Bolsonaro, por sua vez, chegou ao local de votação, no Rio de Janeiro (RJ), sob forte esquema de segurança e cumprimentou apoiadores que o aguardavam.

Veja abaixo como foi o momento de votação de cada um dos candidatos.

Lula votou pela manhã

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou à Escola Estadual Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo, sob coro de 'Olê Olê Olá', por volta das 9h10 deste domingo, 30. Acompanhavam o petista o candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB); o candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT); a ex-ministra Marina Silva (Rede) e a esposa do candidato, a socióloga Janja Silva.

Na seção, Lula cumprimentou os voluntários do Tribunal SUperior Eleitoral (TSE), abraçou eleitores e votou em cerca de um minuto. Lula também posou para fotos com seu documento de identidade e comprovante de votação. 

"Dia mais importante da minha vida", diz Lula após votar em São Bernardo do Campo:

Em discurso após votar, o petista pediu que Deus iluminasse os 215 milhões de brasileiros e 156 milhões de eleitores, que definem hoje um "modelo de vida" que pretendem. Otimista com a escolha do "projeto que a democracia seja vencedora", Lula falou ainda em resgatar as pessoas que passam fome e estão em situação de rua.

"Que seja um dia de paz, tranquilo. Que as pessoas votem de acordo com sua consciência, e que depois todos nós, ao sabermos o resultado, respeitemos. Quem ganhar, vai festejar; quem perder, vai lamentar", disse Lula.

Bolsonaro recebe carta de eleitor

O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) votou na Escola Municipal Rosa da Fonseca, no Rio de Janeiro, na manhã deste domingo, 30, pelo segundo turno das eleições no País. Vestindo uma camiseta amarela escrito "Brasil", Bolsonaro chegou às 7h47 (horário de Brasília) no colégio eleitoral e estava acompanhado de 14 seguranças da Polícia Federal.

No momento da chegada, o chefe do Executivo quebrou protocolo e foi até os eleitores que estavam na fila de votação. Durante a conversa com apoiadores, até recebeu a carta de um simpatizante e abraçou uma mulher que furou a segurança. 

O presidente ficou em frente à escola esperando a abertura da votação. Às 8h, ele entrou no colégio eleitoral, votou rapidamente e saiu acenando para os eleitores, muitos vestidos com camisas do Brasil ou de verde e amarelo.

"Se Deus quiser, o Brasil será vitorioso nesta tarde", diz Bolsonaro após votar no RJ:

Bolsonaro não concedeu entrevista coletiva para a imprensa, mas fez um rápido pronunciamento dizendo que está confiante na vitória.

"A expectativa é de vitória pelo bem do Brasil e só temos boas notícias e seremos vitoriosos, ou melhor, o Brasil será vitorioso hoje à tarde pelo bem do Brasil", disse o presidente.

*Com colaboração dos repórteres Karen Lemos, Hugo Barbosa, Marcela Coelho e Reginaldo Thomaz.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade