PUBLICIDADE

Fernando Henrique Cardoso anuncia apoio a Lula no 2º turno

Ex-presidente declarou nesta quarta-feira, 5, que vota por uma "história de luta pela democracia e inclusão social"; Lula agradeceu o apoio

5 out 2022 - 11h13
(atualizado às 12h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Fernando Henrique Cardoso anuncia apoio a Lula no 2º turno
Fernando Henrique Cardoso anuncia apoio a Lula no 2º turno
Foto: Reprodução/Twitter Lula / Estadão

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) declarou nesta quarta-feira, 5, apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que disputa o segundo turno das eleições presidenciais contra Jair Bolsonaro (PL).

"Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva", escreveu FHC nas redes sociais.

A publicação é acompanhada de duas fotos dele com Lula. Uma antiga, de quando os dois disputaram as eleições um contra o outro, e uma atual, de quando se encontraram no ano passado.  

Também pelas redes sociais, o candidato do PT agradeceu o apoio de Fernando Henrique. "Obrigado pelo apoio, FHC. Vamos juntos pela democracia. Um grande abraço!", escreveu nos comentários. Em seguida, Lula compartilhou a publicação de FHC em suas redes sociais com a legenda: "Pela democracia e pela inclusão social. Obrigado pelo seu voto e confiança. O Brasil precisa de diálogo e de paz".

Na última terça-feira, 4, o PSDB – partido de FHC – decidiu liberar os diretórios estaduais e filiados para que possam escolher livremente entre os dois candidatos que disputam o segundo turno presidencial. 

A manifestação do ex-presidente é uma "trégua" da rivalidade histórica entre PT e PSDB. Antes de Bolsonaro, ambos os partidos protagonizavam a polarização política no País. Lula disputou eleições contra FHC em 1994 e 1998. Depois, o petista disputou contra os tucanos José Serra, em 2002, e Geraldo Alckmin, seu atual candidato a vice, em 2006. Em seguida, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi a segundo turno contra José Serra, em 2010, e Aécio Neves, em 2014.

Outros quadros históricos do PSDB declararam voto em Lula no segundo turno. O senador José Serra (SP) foi às redes na terça-feira, 4, anunciar que vota no petista "diante das alternativas postas" no plano nacional, embora apoie o candidato de Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para o governo de São Paulo.

*Com informações do Estado Conteúdo

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade