PUBLICIDADE

Eleitores danificam urnas com cola e pauladas

Um dos casos ocorreu em Campo Grande e outro em Goiânia

2 out 2022 - 15h55
(atualizado às 16h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Urna danificada com cola é trocada em MS (à esquerda), e homem é detido após tentar destruir urna em GO (à direita)
Urna danificada com cola é trocada em MS (à esquerda), e homem é detido após tentar destruir urna em GO (à direita)
Foto: Reprodução/ KharinaPrado/TVMorena Geovane Ázara/TV Anhanguera

Um eleitor, identificado como Gabriel Scherer da Costa, de 22 anos, foi preso por colar as teclas de uma urna eletrônica com cola instantânea e de alta resistência, em uma seção eleitoral da faculdade Estácio de Sá, em Campo Grande (MS), neste domingo, 2. 

O jovem conseguiu sair do local de votação antes de ser descoberto, mas foi preso pela Polícia Federal, pouco tempo depois, na própria casa, segundo informações da TV Morena, afiliada da TV Globo. 

Segundo o juiz eleitoral Luiz Felipe Medeiros, a ação, que é crime, foi revelada após o eleitor sair da sala de votação.

“O eleitor saiu, e o eleitor seguinte, que foi votar, constatou que os teclados estavam colados, por isso não foi possível o eleitor votar”, disse. 

Ainda segundo o juíz, a urna foi trocada, e a votação prosseguiu normalmente após um período de paralisação. O suspeito foi identificado, e a Polícia Federal foi acionada para apurar o caso.

“A equipe da Polícia Federal já está presente aqui no local com a identificação do eleitor e vai iniciar essa investigação e a apuração desse crime eleitoral que ocorreu aqui”, afirmou o juiz.

A urna danificada foi encaminhada pela Polícia Federal para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Paulada na urna

Já em um colégio no Setor Vila Boa, em Goiânia (GO), um eleitor foi preso após quebrar uma urna eletrônica a pauladas, por volta das 13h. 

Segundo relatos de quem estava presente no local de votação, o homem retirou um pedaço de madeira de dentro de um guarda-chuva aos gritos. 

À TV Anhanguera, afiliada da TV Globo, os mesários contaram que o homem terminou de votar e depois começou a quebrar tudo. O homem quebrou a tela e os botões da urna, mas não conseguiu danificar a mídia onde ficam registrados os votos. Os mesários falaram ainda que a urna quebrada foi substituída, e o novo equipamento computou os votos já registrados ao longo do dia.

De acordo com a Polícia Militar, o homem aparentava ter problemas psicológicos e foi conduzido à Polícia Federal logo após a confusão. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade