PUBLICIDADE

Campos se diz 'estarrecido' com 'teatro' na CPI da Petrobras

7 ago 2014 - 13h06
(atualizado às 13h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, afirmou nesta quinta-feira que ficou "estarrecido" com o "teatro" feito durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras em relação à denúncia de que governistas teriam combinado perguntas com depoentes convocados na comissão.

A revista Veja publicou uma reportagem no fim de semana que afirma ter tido acesso um vídeo de 20 minutos de uma reunião da qual participam o chefe do escritório da Petrobras em Brasília, José Eduardo Sobral Barrocas, o advogado da Petrobras, Bruno Ferreira, e outra pessoa de identidade desconhecida.

A gravação, feita por um funcionário da empresa, na véspera do depoimento do ex-diretor internacional da Petrobras Nestor Cerveró, apontado pela presidente Dilma Rousseff como o responsável por ter elaborado um relatório falho sobre a refinaria de Pasadena, mostra que Barrocas e Ferreira tinham acesso às perguntas que os parlamentares fariam aos depoentes, e os treinavam para respondê-las. Um "gabarito" teria sido produzido e enviado em uma ocasião para a presidente da Petrobras, Graça Foster.

“Uma CPI, desde que seja para investigar, é bem-vinda, mas CPI pra fazer disputa política e teatro não. Fiquei estarrecido com o que houve na CPI da Petrobras. Quando você vai falar a verdade não precisa treinar nem ensaiar perguntas. Você vai e fala a verdade. Dessa forma, com esse requinte e treinamento em um assunto sério, é a primeira vez que se revela um ensaio, uma preparação de perguntas e respostas”, afirmou Campos.

O ex-governador de Pernambuco assinou hoje um termo de compromisso com a Fundação Abrinq, no qual promete investir em educação e cuidados com a criança e adolescente. No evento estavam presentes sua mulher e seu filho caçula, Miguel.

“Cuidar da infância e da adolescência no Brasil é um dever que passa por uma atenção. A redução da mortalidade infantil e juvenil, por uma educação integral de qualidade no ensino médio. Temos que universalizar a creche e imediatamente a pré-escola. Temos mais de 1 milhão de crianças fora da pré-escola. Queremos nos próximos quatro anos universalizar o acesso à pré-escola e bater a meta do plano do desenvolvimento nacional da educação, que é creches nas comunidades que as mães e crianças estão pedindo”, disse Campos.

Ao lado de seu filho durante o evento, o candidato do PSB chegou a se emocionar ao falar das crianças brasileiras. “Estou consciente do compromisso que estou assumindo. Vamos presidir o País a partir do dia 1º de janeiro e as pessoas vão sentir a diferença que é governar um país sabendo a realidade das pessoas que passam fome, que são injustiçadas, vítimas de abuso, violência, das crianças que têm deficiência e que precisam de um olhar, que vai além de um partido, das disputas muitas vezes desleais, mas que muitas vezes precisa, sobretudo, do coração e do sentimento das pessoas que querem construir um mundo mais justo.”

Coligações partidárias: Dilma, Aécio e Eduardo CamposColigações partidárias: Dilma, Aécio e Eduardo Campos

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade