PUBLICIDADE

Datafolha: Lula tem 47%, e Bolsonaro, 32%; Ciro soma 7%

Na última sondagem do instituto, em julho, a diferença entre Lula e Bolsonaro era de 18 pontos percentuais

18 ago 2022 - 18h58
(atualizado às 19h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Pesquisa Quaest mostra Lula à frente, Bolsonaro em segundo, Ciro em terceiro e Simone em quarto lugar; outros presidenciáveis não pontuaram
Pesquisa Quaest mostra Lula à frente, Bolsonaro em segundo, Ciro em terceiro e Simone em quarto lugar; outros presidenciáveis não pontuaram
Foto: Ricardo Stuckert, Clauber Caetano/PR, Reprodução Facebook

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 47% das intenções de voto na disputa pelo Palácio do Planalto, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 18. Candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) soma 32%. Somando os votos válidos, o petista tem 51%. Quem tiver 50% mais um voto sai vencedor ainda no primeiro turno.

O candidato do PDT, Ciro Gomes, aparece em terceiro lugar, com 7%, seguido por Simone Tebet (MDB), com 2%. Entre os ouvidos, 6% disseram que irão votar branco ou nulo no dia 2 de outubro.

Este é o primeiro levantamento do instituto realizado após o início da campanha eleitoral, que começou oficialmente na terça-feira, dia 16. A vantagem numérica do petista diminuiu para 15 pontos percentuais.

Na última sondagem do instituto, em julho, essa diferença era de 18 pontos percentuais - Lula contava com os mesmos 47% da preferência eleitoral, enquanto Bolsonaro marcava 29%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Bolsonaro oscilou dois pontos para cima entre as mulheres. O público feminino é um dos principais alvos da campanha do atual presidente, que tenta reduzir a desvantagem em relação ao petista.

Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista venceria por 54% a 37%. Em julho, o placar era de 55% a 35%.

O instituto entrevistou 5.744 eleitores nos dias 16 e 18 de agosto em 281 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no protocolo sob o número BR-09404/2022.

*Com informações da Reuters.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade