PUBLICIDADE

Eduardo Braga e José Melo vão ao 2º turno no Amazonas

José Melo (PROS) aparece em primeiro lugar, com 43,06% dos votos válidos, enquando Eduardo Braga (PMDB) recebeu 42,88%

5 out 2014 - 20h55
(atualizado em 6/10/2014 às 00h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Com 97,67% dos votos apurados, está definido que a disputa do segundo turno do governo do Amazonas será entre José Melo (PROS) e Eduardo Braga (PMDB). Candidato a reeleição, Melo aparece em primeiro lugar, com 43,06% dos votos válidos, enquando Braga recebeu 42,88%. Confira o resultado final do primeiro turno:

O governador e candidato a reeleição, José Melo (PROS) vota no colégio Ângelo Ramazotti, em Manaus (AM), neste domingo
O governador e candidato a reeleição, José Melo (PROS) vota no colégio Ângelo Ramazotti, em Manaus (AM), neste domingo
Foto: Edmar Barros / Futura Press

José Melo (PROS): 43,06%

Eduardo Braga (PMDB): 42,88%

Marcelo Ramos (PSB): 11,15%

Chico Preto (PMN): 1,83%

Abel Alves (Psol): 0,52%

Herbert Amazonas (PSTU): 0,30%

Luiz Navarro (PCB): 0,26%

O postulante à reeleição, José Melo, de 67 anos, disse que terá "alma de atleta" para vencer seu adversário no dia 26 de outubro. Ele relembrou o início de campanha em que apareceu com baixa intenção de votos. “Fizemos um primeiro turno de muitas propostas. Começamos com 1,55 (de votos) e chegamos onde chegamos. Isso me dá uma alegria muito grande. Isso significa que a nossa trajetória de vida e as nossas propostas mostraram que estamos no caminho certo. Tenho certeza que sairemos vencedores no segundo turno”, disse José Melo.

Já Eduardo Braga, visivelmente surpreso com o resultado pleito, agradeceu aos eleitores amazonense e disse que no segundo turno sua coligação pode fazer as mudanças para governar o Estado em 2015.  “Ficou demonstrando claramente que o povo amazonense quer mudança. Foi manifestada pelo eleitor nas urnas no primeiro turno”.

Já a deputada federal Rebecca Garcia (PP), candidata a vice-governadora na chapa de Eduardo Braga, afirmou que a oposição mostrou que a máquina administrativa não é tudo. “Chegamos onde chegamos apenas com o apoio da população. Na somatória dos votos vimos que mais de 50% da população quer mudança”, ressaltou.

Quem é José Melo

Aos 67 anos, o atual governador é candidato pela coligação "Fazendo Mais Por Nossa Gente", formada por 15 partidos (PROS, DEM, PSL, PTN, PSC, PR, PRTB, PHS, PTC, PV, PRP, PSDB, PEN, PSD, PTdoB). José Melo foi deputado federal duas vezes (1994 e1998) e, em 2002, foi eleito deputado estadual. Fez parte, como vice-governador, da chapa que elegeu Omar Aziz para o governo do estado em 2010. Em abril deste ano, assumiu o governo com a desincompatibilização de Aziz para concorrer ao Senado. O deputado federal Henrique Oliveira, do Solidariedade (SD), é o candidato à vice-governador da chapa.

O candidato ao governo do Estado, Eduardo Braga (PMDB) vota no Colégio Marechal Hermes da Fonseca, no Conjunto Cofasa, no Bairro Ponta Negra, em Manaus (AM)
O candidato ao governo do Estado, Eduardo Braga (PMDB) vota no Colégio Marechal Hermes da Fonseca, no Conjunto Cofasa, no Bairro Ponta Negra, em Manaus (AM)
Foto: Edmar Barros / Futura Press

Quem é Eduardo Braga

O líder do governo no Senado é o candidato da coligação Renovação e Experiência, formada por dez legendas (PMDB, PP, PT, PDT, PTB, PPS, PRB, PSDC, PPL, PCdoB). O senador, de 53 anos, já foi governador do Estado em dois mandatos (eleito em 2002 e reeleito em 2006). Eduardo Braga tem como vice a deputada federal Rebecca Garcia (PP).

 

Veja o cenário eleitoral nos estados Veja o cenário eleitoral nos estados

Fonte: Com informações da Agência Brasil
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade