PUBLICIDADE

Quantas letras tem o maior nome do mundo? Veja curiosidades

De alguém chamado "Ponto-e-vírgula" aos nomes proibidos em Portugal, confira curiosidades, o que pode e não pode no registro de pessoas

9 nov 2013 - 13h11
(atualizado às 13h11)
Compartilhar
Exibir comentários

"Que tal Alice?". "Ah, eu gosto mais de Sofia." "Sofia é bom, mas e se for menino?". "Se for menino, eu gostaria que se chamasse Beatles!". "Você está louco?!".

<p>Saiba como é a escolha dos nomes em alguns lugares do mundo</p>
Saiba como é a escolha dos nomes em alguns lugares do mundo
Foto: Arte Terra

No diálogo fictício entre futuros papais, o rechaço da esposa seria só o início do incômodo para um desejo tão excêntrico. Na hora do registro de nascimento, mais gente se incomodaria com a escolha do pai beatlemaníaco: os oficiais do cartório que, apoiados no bom senso, têm o poder de barrar nomes que podem se tornar motivo de chacota para a criança.

Além de pensar na beleza do nome e no significado daquela palavra, questões comumente discutidas pelos pais, há uma grande responsabilidade na hora de escolher o nome do filho. Segundo o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), Rogério Portugal Bacellar, deve-se pensar no futuro da criança. "A vaidade não pode expor o jovem ao ridículo na adolescência", observa.

Mas, afinal, o que regula o que pode e o que não pode? Como é a escolha dos nomes em alguns lugares do mundo? Há termos proibidos na hora de batizar o bebê? Veja, a seguir, essas e outras curiosidades sobre o registro de pessoas.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/curiosidades-nomes/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/curiosidades-nomes/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;Nomes estranhos&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade