Por que a Oktoberfest é comemorada em outubro?

Chope, música, comida e muita festa. Em outubro a Alemanha e cidades de colonização alemã fazem uma grande celebração. Mas o quê exatamente eles comemoram? Qual é a origem da Oktoberfest, a mais conhecida comemoração popular alemã? Por que ela é a "festa de outubro"?

Mulher comemora a Oktoberfest de Munique, na Alemanha
Mulher comemora a Oktoberfest de Munique, na Alemanha
Foto: Getty Images

Segundo as organizações das oktoberfests de Blumenau (SC) e Santa Cruz do Sul (RS), a festa começou há cerca de 200 anos, em 1810, em Munique, na Baviera, quando uma corrida de cavalos comemorou o casamento do então príncipe e mais tarde rei Ludwig (ou Luís) I, da Baviera, com a princesa Therese (ou Tereza), da Saxônia.

O sucesso da festa foi grande, o que levou a novas edições todos os anos, sempre em outubro. Em 1840, a Oktoberfest de Munique ganhou novas dimensões com a chegada do trem à região.

Curiosamente, a cerveja era proibida nas primeiras edições. A bebida só foi aparecer em 1918, mais de cem anos depois, e virou marca da festa. Hoje, Munique recebe 10 milhões de pessoas que bebem 7 milhões de litros de cerveja a cada outubro. Além disso, hoje, a festa na Alemanha começa em setembro e acaba em outubro.

No Brasil, hoje a comemoração é dedicada a reviver as tradições germânicas no País. Segundo a própria organização da festa, a primeira Oktoberfest tupiniquim foi em Itapiranga, interior de Santa Catarina, em 1978. Foram apenas 16 pessoas naquela festa, bem diferente dos dias de hoje, quando a cidade recebe uma média de 30 mil participantes todo ano.

A de Blumenau, a maior do País, teve a primeira edição em 1984, assim com a de Santa Cruz do Sul. Desde a primeira edição, 17 milhões de pessoas passaram pela cidade catarinense para apreciar a festa.

Fonte: Terra
publicidade