Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

UFBA: a 2 dias do vestibular, veja dicas para provas discursivas

18 jan 2013 - 10h04
(atualizado às 10h04)
Compartilhar
Exibir comentários

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é só o começo da jornada que precisa enfrentar quem busca uma vaga nos campi de Salvador e Vitória da Conquista da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A nota serve como primeira fase eliminatória; a segunda etapa ocorrerá a partir de domingo: um teste discursivo, com o objetivo de avaliar as habilidades específicas requeridas para cada uma das áreas do conhecimento - exatas, humanas ou ciências da saúde.

A Câmara analisa projeto de lei que torna obrigatória a educação básica gratuita da pré-escola aos 17 anos, e prevê a educação infantil gratuita para as crianças de até cinco anos de idade sem, no entanto, torná-la obrigatória
A Câmara analisa projeto de lei que torna obrigatória a educação básica gratuita da pré-escola aos 17 anos, e prevê a educação infantil gratuita para as crianças de até cinco anos de idade sem, no entanto, torná-la obrigatória
Foto: Getty Images

A tradicional redação é requisito para todos, mas tem peso diferente na avaliação dos candidatos de cada campo e há também aqueles que enfrentam ainda os testes técnicos - como os futuros bacharéis em artes plásticas, por exemplo. O listão dos aprovados para primeiro e segundo semestres está previsto para sair até o dia 10 de março de 2013 no site da instituição.

Aluã Carmo de Moura tem 20 anos e é hoje estudante de Ciências Sociais da UFBA. O sucesso na empreitada se deu, segundo ele, graças aos estudos focados nessa segunda etapa. "O que mais me ajudou foi, em primeiro lugar, ter estudado o que estava no edital, lido as obras e procurado material extra como filmes e avaliações de professores. Saber organizar as respostas também me ajudou", conta. Há dois anos, quando prestou o vestibular, Aluã se viu diante de um desafio: como responder cada questão em dez linhas? A dica do universitário é fazer um esquema prévio, com um roteiro para responder a pergunta. Assim, o vestibulando pode prever o rumo que seu texto deve tomar e, dessa maneira, as chances de não ser coeso ou sintético diminuem. Ele também aconselha a usar o tempo ganho com a boa organização das respostas para passar a prova a limpo.

O professor de química e diretor pedagógico do pré-vestibular Zênite, de Vitória da Conquista, Omar Costa Ribeiro, conta que a preparação para essa etapa discursiva demanda um ano inteiro e conta com simulados mensais, para que os estudantes já possam treinar. "Existe também uma preparação específica logo que termina o Enem. Nós separamos os alunos por área e são resolvidas apenas questões direcionadas à segunda fase", conta.

Ribeiro acredita que a grande vantagem desse tipo de prova é que ele exclui o aluno que não está totalmente preparado e inclui aquele que desenvolveu boa capacidade de raciocínio. "Eu acho que todas as universidades, especialmente as estaduais, deveriam adotar essa segunda fase, pois cria condições de avaliar o conhecimento do aluno", diz. Outra questão é a história da Bahia. Como o Enem é igual para todos os Estados, não é possível aprofundar nas particularidades de cada região. Cobrar isso em uma prova discursiva do vestibular seria, de acordo com o professor, uma garantia de que se continue estudando a fundo essa matéria. 

Provas começam as 8h

A segunda fase do vestibular da UFBA será aplicado no domingo e na segunda-feira para 11.162 candidatos. Eles disputam 4.796 vagas disponíveis para 91 cursos. As provas começam pontualmente às 8h da manhã e os vestibulandos precisam chegar com uma antecedência mínima de 30 minutos para evitar transtornos durante o acesso aos locais.

No dia 20, todos os candidatos fazem provas de redação e mais uma prova de conhecimento específico: matemática, biologia, português ou história da arte. Já no dia 21, respondem a questões de física, química, história, geografia e língua estrangeira. Os candidatos que optaram pelos cursos de artes, teatro, música e dança, ainda continuarão fazendo provas de habilidades específicas.

Para entrar nas salas de aulas será preciso apresentar documento de identificação e apresentar o Cartão Informativo do Candidato, disponível no site www.vestibular.ufba.br. O resultado final do vestibular está previsto para o dia 10 de março.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade