Prova de matemática da UFPR foi fácil, dizem professores
Segundo os professores do Grupo Educacional Dom Bosco a prova, de matemática da primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizada neste domingo, foi bastante simples e exigiu dos alunos interpretação básica de gráficos. Assim, o teste, segundo os profissionais, pode ser considerado fácil. O resultado da primeira fase sai no dia 25 de novembro.
Para os professores de física, a prova foi muito boa, pois estava bem dividida dentro do conteúdo exigido. Eles ainda a classificaram como "dentro do que era esperado".
Os professores de biologia do Dom Bosco encontraram um erro na prova, em uma questão que considerava o milho como semente, quando se trata de um fruto. Contudo, a falha não tinha influência sobre a resposta.
As questões de língua estrangeira receberam avaliações diferentes pelos profissionais do grupo. O professor de inglês Ênio disse que a prova "frustra as expectativas de uma visão mais acadêmica". Já para o professor Jaime Marinero, a prova de espanhol foi abrangente, a melhor dos últimos anos.
Para o professor Marcelo Muller, a prova de Literatura deste ano foi mais exigente que a do ano passado. Apenas a obra Anjo Negro, de Nelson Rodrigues, não foi abordada em nenhuma questão. "Talvez por envolver aspectos da psicanálise que possam ser complicados para os alunos", afirma Muller. Já a prova de português teve o predomínio de questões de compreensão com variada tipologia textual.
Segundo os professores, Geografia foi uma prova que mesclou geografia geral e do Brasil. A prova de química não foi fácil, nem abrangente. Privilegiou química orgânica e geral, disseram os professores.