PUBLICIDADE

MEC admite ter publicado resultados provisórios do SiSU 2024

MEC admitiu hoje que soltou resultados provisórios do SiSU 2024 de forma indevida. Estudantes saíram da lista de aprovados por causa de erro.

2 fev 2024 - 16h31
(atualizado às 17h28)
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério da Educação (MEC) admitiu hoje, 2 de fevereiro, que soltou os resultados provisórios do SiSU 2024 de forma indevida. Com isso, alguns estudantes viram seus nomes saírem da lista de aprovados no programa por causa de erro na divulgação

A publicação da lista não homologada do resultado do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2024 foi feita durante 25 minutos na manhã dia 30 de janeiro. 

Conforme o calendário do programa do MEC, de fato, o resultado do SiSU 2024 deveria ter saído no dia 30 de janeiro. Entretanto, após a publicação da lista por 25 minutos, ela saiu do ar. 

Na noite do dia 30 de janeiro, o ministro da educação, Camilo Santana, informou que o resultado definitivo do SiSU 2024 sairia na tarde do dia seguinte (31). 

O resultado final do SiSU 2024 foi liberado mais de 30 horas depois, às 18h de ontem (1). Foi então que o nome de alguns estudantes saiu da lista de aprovados no programa do MEC. 

O que dizem os estudantes

Nas redes sociais, alguns estudantes têm reclamado que, em 30 de janeiro, foram aprovados no SiSU 2024. Mas, no dia seguinte, quando saiu o resultado final, o nome deles não constava mais na lista de aprovados.

Os alunos sentem-se injustiçados e com a sensação de que a "não-aprovação" é fruto de um erro. Alguns comentam que a posição deles, na segunda lista do SiSU, abaixou consideravelmente, como, por exemplo, 200 posições.

Frustração de sonho

Khauany Freitas
Khauany Freitas
Foto: Brasil Escola

Khauany Freitas, de 18 anos, acessou à primeira lista do SiSU 2024 e viu seu nome entre os aprovados para o curso de ciências biológicas na Universidade Federal Fluminense (UFF). Na ocasião, apareceu a mensagem: "Parabéns, você foi selecionada na chamada regular".

No dia seguinte, ao acessar o resultado final do SiSU 2024, percebeu que seu nome tinha saído da lista de aprovados. De acordo com a estudante, é tão difícil para conquistar uma vaga no SiSU e, quando ela conseguiu conquistar, tiraram isso dela.

Conforme Khauany conta, ela estava tão feliz porque tinha batalhado muito para conseguir aquela vaga. Em 2023, a jovem estudava integral no curso normal- formação de professores, trabalhava como estagiária do EJA à noite, fazia cursinho integral aos sábados e também cursinho que funcionava na terça e quinta ao qual ela só podia ir um dia na semana por conta do trabalho.

"Ao ver que meu nome não estava mais na lista de aprovados no SiSU 2024, eu me senti totalmente frustrada, decepcionada pois eu não esperava essa revira volta comigo.Tive crise de ansiedade na hora, fui controlada por remédio e atualmente não estou nem conseguindo dormir direito pois só consigo pensar será que vai dar certo? Será que irei passar?"

Khauany Freitas

O que diz o MEC

O Brasil Escola entrou em contato com o MEC no início da tarde de hoje. Segundo o órgão, os resultados do Sisu 2024 estão disponíveis e os aprovados devem fazer as  matrículas até o dia 7 de fevereiro.

"O sistema SiSU é seguro e os resultados oficiais não são modificados. O que houve foi uma divulgação indevida de resultados provisórios, ainda não homologados, durante 25 minutos da manhã do dia 30 de janeiro. A ocorrência está sendo rigorosamente apurada".

SiSU 2024

Conforme o MEC, o SiSU 2024 ofereceu 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições de educação superior participantes. O Sisu 2024 registrou 2.427.929 inscrições, tendo em vista que cada candidato pode optar por até dois cursos no programa.

Os estudantes aprovados devem se matricular no SiSU 2024 seguindo os calendários e informações de locais do registro acadêmico da universidade de oferta da vaga.

Para quem não foi selecionado em nenhuma das duas opções de curso, é possível participar da lista de espera do SiSU até o dia 7 de janeiro. Nesse caso, os estudantes devem manifestar o interesse na lista de espera. 

Para mais informações, acesse o Edital do SiSU 2024.

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade