PUBLICIDADE

Jovem passa em 1º lugar em Economia na USP e Unicamp após várias tentativas e câncer do pai

Beatriz Zanardo Brandolise, de 22 anos, celebra a aprovação na universidade dos seus sonhos e o tratamento bem-sucedido do pai

14 fev 2024 - 05h00
(atualizado em 15/2/2024 às 09h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Beatriz Zanardo Brandolise passou em Ciências Econômicas na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela foi aprovada em 1º lugar no curso das duas instituições de ensino superior.
Beatriz passou em 1º lugar em Economia na USP e Unicamp
Beatriz passou em 1º lugar em Economia na USP e Unicamp
Foto: Arquivo Pessoal

Após três anos tentando passar no vestibular e tendo enfrentado adversidades pelo caminho, entre elas o diagnóstico de câncer do pai, Beatriz Zanardo Brandolise finalmente vai conseguir realizar o seu sonho de cursar Economia. Neste ano, a jovem de 22 anos foi aprovada em Ciências Econômicas na Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). E a aprovação foi ainda mais especial: ela passou em 1º lugar no curso nas duas instituições de ensino superior.

A estudante, que mora com a mãe e o pai em Tietê, cidade no interior de São Paulo, conta ao Terra que foi só alegria ao ver o resultado. "Fiquei muito feliz. Eu nunca imaginei que passaria em primeiro lugar. Meus pais ficaram muito emocionados", lembra.

Embora muito contente com as duas aprovações, Beatriz já fez sua escolha e decidiu se matricular na Unicamp, que sempre foi a sua primeira opção de universidade. Ela tinha o sonho de estudar lá desde que participava das olimpíadas de Matemática na instituição. "Valeu a pena todo esse tempo de estudo e de preparação", afirma.

O caminho até a universidade

A trajetória até a aprovação não foi nada fácil. No primeiro ano de preparação para o vestibular, em 2021, Beatriz estudou por conta própria. Ela conta que foi "muito complicado" por causa da pandemia de covid-19 e que não conseguiu uma vaga. Já nos outros dois anos, ela conquistou uma bolsa de estudos no Curso Anglo, no módulo on-line, e passou a ter o auxílio do cursinho durante o período. 

A rotina de estudos dela era intensa. Começava às 7h e só parava às 20h, com algumas pausas para descanso. A estudante procurava assistir às aulas em tempo real para aproveitar a interação com professores e colegas. Além de acompanhar as aulas, Beatriz relata que fazer o máximo de simulados era uma de suas prioridades. Ela também reservava um tempo para praticar redação e fazia aulas extras de matemática.

Nos finais de semana, ela seguia com os estudos somente aos sábados e separava os domingos para descansar e recuperar a energia para dar continuidade ao processo. "O domingo era livre, longe até do celular, do computador. Eu gostava de cozinhar, fazer alguma coisa que envolvesse jardinagem e passava mais tempo com os meus animais de estimação", afirma.

USP e Unicamp mantêm na liderança do em ranking universitário USP e Unicamp mantêm na liderança do em ranking universitário

Diagnóstico de câncer do pai

No meio do caminho, porém, surgiu um obstáculo a mais: no fim de 2022, o pai dela recebeu o diagnóstico de câncer de cólon – tumor que se desenvolve no intestino grosso. "Foi o maior desafio do processo. Esse último ano foi de estudar para o vestibular, mas também de acompanhar o tratamento do meu pai. Ele precisou fazer uma grande operação", recorda.

Felizmente, o tratamento do pai de Beatriz foi bem-sucedido, e ela conseguiu seguir em frente rumo à aprovação. "O tempo foi passando, ele foi se recuperando e hoje ele está com uma rotina quase normal e com alguns acompanhamentos médicos."

Para quem está se preparando para o vestibular este ano, a mais nova caloura da Unicamp orienta a ter muita paciência com o processo de estudos e acreditar que é possível conquistar uma vaga na faculdade dos sonhos. "Lembre-se que a universidade pública é um lugar para todo mundo, e você vai conseguir passar um dia."

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade