Unicamp 2024 terá mais questões de Filosofia e Sociologia
A Comvest, que organiza a prova, também respondeu sobre como o vestibular responderá ao Novo Ensino Médio
Nesta terça-feira (21), a Comvest, responsável pelo vestibular da Unicamp, anunciou mudanças para a edição 2024 do exame. As questões da primeira e segunda fase passarão por uma redistribuição a fim de equilibrar as áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas. O diretor da comissão, José Alves de Freitas Neto, também comentou sobre as respostas do vestibular ao Novo Ensino Médio.
Mais Filosofia e Sociologia
A primeira novidade é que as provas da primeira fase terão o acréscimo de seis questões de Filosofia e Sociologia - três para cada. Com a mudança, haverá uma redução de oito para sete questões nas disciplinas de Biologia, Física, Química, História, Geografia e Inglês. Língua Portuguesa e Matemática permanecem inalteradas. De acordo com a Comvest, a valorização de Filosofia e Sociologia reflete a importância dessas disciplinas na formação dos estudantes que saem do Ensino Médio.
Já na segunda fase, as mudanças pretendem valorizar as disciplinas que têm mais peso na carreira escolhida pelos candidatos. Os que prestam vestibular para cursos na área de Humanidades terão duas questões de Filosofia e Sociologia a mais. Já aqueles que prestam Biológicas passarão a ter duas questões a mais de Biologia. Para abarcar as novas disciplinas, as questões de Matemática passarão de seis para quatro.
Confira como fica a distribuição das questões na primeira e segunda fase da Unicamp:
Novo Ensino Médio na Unicamp
O diretor da Comvest também aproveitou a ocasião para esclarecer como a Unicamp responderá à implementação do Novo Ensino Médio na edição de 2024. Segundo ele, a prova não cobrará conteúdos relacionados aos itinerários formativos - que são as áreas de aprofundamento escolhidas pelos estudantes durante o Ensino Médio.
A ideia é que o vestibular siga abordando apenas os conteúdos que fazem parte da formação básica geral e comum a todos os estudantes desta etapa de ensino (ou seja, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Inglês).
"Nossa preocupação é fazer uma prova adequada às experiências do conjunto de estudantes do Ensino Médio e que não acarrete prejuízo a eles. Os percursos formativos não farão parte dos conteúdos cobrados no vestibular, pois variam muito de escola para escola", explicou José Alves.
Confira o cronograma completo do Vestibular Unicamp 2024
Pedido de isenção da taxa: de 15 de maio a 5 de junho
Resultado do pedido de isenção: 28 de julho
Inscrição no vestibular: de 31 de julho a 31 de agosto
Primeira fase: 29 de outubro
Segunda fase: 3 e 4 de dezembro
Prova de Habilidades Específicas (Música): setembro a outubro
Prova de Habilidades Específicas (demais cursos): 7 a 9 de de dezembro