Unicamp 2024: escravidão moderna e refugiados foram temas de redação
Candidatos deveriam escolher um dos temas e escrever a redação no gênero textual proposto - nesta edição, uma carta denúncia ou um discurso
Os candidatos que fizeram a segunda fase da Unicamp 2024 neste domingo (3) se depararam, como de costume, com duas propostas de redação. A primeira tinha como tema o trabalho análogo à escravidão, e a segunda tratava da situação enfrentada por refugiados. As redações deveriam ser escritas nos gêneros de carta denúncia e discurso, respectivamente.
+ Unicamp: todos os temas e gêneros textuais já cobrados na redação
Em geral, em seus temas de redação, o vestibular da Unicamp cria situações hipotéticas em que o estudante deve se imaginar para escrever os textos. Em uma das propostas desta edição, o candidato deveria imaginar que foi até a casa de um amigo estudar e constatou que havia uma pessoa em situação análoga à escravidão trabalhando para a família. A banca pedia, então, que escrevesse uma carta denúncia.
Veja a proposta completa:
Já a segunda proposta pedia que o candidato escrevesse um discurso a respeito da situação dos refugiados, rebatendo um primeiro-ministro húngaro de posicionamento xenófobo. O discurso seria proferido em uma simulação de uma Assembleia da ONU (Organização das Nações Unidas), organizada por escolas.
Leia a proposta e os textos de apoio:
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.