Tema da redação do Enem 2025 relembra edição vazada de 2009
Tema de 2025 é “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 é "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira", divulgado neste domingo, 9, durante o primeiro dia de aplicação das provas. A escolha chamou a atenção por lembrar um episódio marcante na história do exame: o vazamento do Enem de 2009, que teria trazido como proposta a 'Valorização do Idoso'.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Naquele ano, a prova precisou ser cancelada poucos dias antes da aplicação, depois que um exemplar do caderno de questões foi furtado da gráfica responsável pela impressão. O caso veio à tona após o jornal O Estado de S. Paulo ser procurado por um homem que afirmava ter o exame e tentou vendê-lo por R$ 500 mil.
Os repórteres Renata Cafardo e Sérgio Pompeu, após confirmarem que o material era autêntico, entraram em contato com o então ministro da Educação, Fernando Haddad, que decidiu anular o exame. A medida ocorreu a apenas dois dias da aplicação, impactando 4 milhões de inscritos.
O Enem de 2009 acabou sendo reaplicado mais de um mês depois. Os envolvidos no furto foram posteriormente julgados e condenados.
Na época, mesmo com o cancelamento, o Inep divulgou quais seriam as questões e o tema de redação da prova anulada. Entre os textos de apoio havia um trecho do Estatuto do Idoso, um excerto de uma reportagem do site ComCiência sobre o aumento da expectativa de vida e um poema que começava com os versos: 'Idoso é quem tem o privilégio de viver longa vida'.
Já em 2025, o Inep ainda não divulgou os textos de apoio ou orientações que acompanharam a proposta de redação.