Jovem estuda 13 horas por dia e chega ao 2° Enem com apoio da mãe: 'Sempre estamos juntas'
Maria Eduarda sonha em cursar Arquitetura na USP e faz o Enem neste domingo, 9
A estudante Maria Eduarda Alves Silva, de 18 anos, faz neste domingo, 5, pela segunda vez "para valer" o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 com o objetivo de alcançar uma nota alta e conquistar a tão sonhada vaga no curso de Arquitetura na Universidade de São Paulo (USP).
Terra terá gabarito extraoficial e correção ao vivo das questões e Redação do 1º dia do Enem 2025
"Venho tranquila porque estudei o ano inteiro e espero que dê tudo certo. A gente nunca sabe", afirma a jovem em entrevista ao Terra.
Segundo Maria Eduarda, ela estudou muito o ano todo com a ajuda de um cursinho pré-vestibular. "Ia para as aulas pela manhã, mas agora, mais perto da prova, ficava até à noite estudando". A jovem conta que estudava ao menos 13 horas por dia, inclusive aos sábados. Aos domingos, descansava quando não tinha simulado.
No ano passado, ela conciliava ainda os estudos com o terceiro ano do ensino médio. Neste ano, no entanto, o foco foi totalmente no Enem e vestibulares.
A jovem chegou com boas expectativas para este primeiro dia de provas e estava acompanhada da mãe, que afirma que sempre está presente para oferecer esse apoio à filha.
"Sempre estamos juntas. Venho para ela ficar mais segura, porque nervoso não tem como não ficar. Espero ela entrar e falo para ela ficar calma, que vai dar tudo certo. É para confiar. No fim da prova, volto para buscar com o pai dela", diz a mãe, a administradora de empresas Maria Inês Alves, de 55 anos.
Dois domingos de prova
O Enem 2025 começa a ser aplicado neste domingo, 9. Cerca de 4,8 milhões de candidatos estão inscritos para fazer a prova que se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil.
Neste primeiro dia do Enem, os candidatos respondem questões de Linguagens e Ciências Humanas, além de produzirem uma redação, com o tema "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira". No próximo domingo, dia 16 de novembro, serão realizadas as questões de Matemática e Ciências da Natureza.
Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), a edição deste ano será aplicada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá na região, no período da aplicação regular do exame.


Comentários
As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.