PUBLICIDADE

Série em vídeo traz trajetória de personalidades negras e debate educação afrocentrada

Produção original do Terra em parceria com a Afrofile apresenta temas como raça e racismo e trajetória de personalidades negras

17 out 2023 - 11h17
(atualizado em 19/12/2023 às 15h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma educação afrocentrada - na qual a cultura, história e perspectivas africanas e afrodescendentes estão no centro do processo de ensino e aprendizagem - minimizaria o desconhecimento sobre figuras tão significativas para a formação da sociedade brasileira.

Nesta série original do Terra em parceria com a Afrofile, episódios publicados semanalmente abordam temas como raça e racismo; monumento à Independência; alforria; e trajetória de personalidades marcantes, como Carolina Maria de Jesus, Sueli Carneiro e Luiz Gama.

Um novo vídeo da série Educação Afrocentrada será publicado semanalmente, totalizando 12 episódios nesta primeira temporada.
Um novo vídeo da série Educação Afrocentrada será publicado semanalmente, totalizando 12 episódios nesta primeira temporada.
Foto:

Para escolher os temas da primeira temporada, levou-se em considerçaõ temas que colocam “em xeque”, logo de início, o conhecimento do dia-a-dia das pessoas. "Aquilo que para nós é costumeiro saber sobre nossa cidade, nossos heróis, nossos monumentos e nossa história. Surpreender os leitores e ouvintes com fatos sobre sua própria história e do seu país, através de um olhar afrocentrado é trazer uma perspectiva de completude dessa história. É educar o nosso povo para um legado por vezes invisibilizado", explica Viviane.

Para o co-fundador da Afrofile Dimitri Biko Romero, "através de uma linguagem dinâmica, a série vai permitir que educadores e o público em geral tenham acesso a curiosidades, lugares, monumentos, personalidades e fatos tão importantes que, com certeza, irão diversificar suas perspectivas em vários sentidos. Seja por meio da arquitetura, música, literatura, ciência e outros campos da sociedade".

Carlos Ferreira, que completa o trio de fundadores da edtech, destaca a importância da parceria entre Terra e Afrofile na produção de conteúdo afrocentrado: "Estamos trazendo à tona uma história que há muito tempo merece destaque.Essa parceria promove a educação, a conscientização e a diversidade de informações, enriquecendo a experiência e compreensão dos leitores através do acesso a uma variedade maior de informações e perspectivas confiáveis e valiosas", afirma o executivo.

Afrofile
Compartilhar
Publicidade
Publicidade