Estudo + lazer nas férias? Veja 10 filmes que podem ajudar

Secretaria da Educação selecionou 10 livros que podem ser vistos em casa por alunos dos Ensinos Fundamental e Médio durante as férias

13 jul 2015
14h11
atualizado em 13/7/2018 às 10h38
  • separator
  • 0
  • comentários

As aulas de História não estão restritas aos livros. Para saber mais sobre a trajetória de grandes personagens ou conhecer os episódios de uma guerra, um aliado eficiente é o cinema. Pensando nisso, a Secretaria da Educação de São Paulo, por meio da equipe curricular de História, elaborou uma lista com 10 filmes que podem ser vistos em casa por alunos dos Ensinos Fundamental e Médio durante as férias de julho.

A iniciativa faz parte do programa "O cinema vai à escola", da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). Para montar a seleção, os educadores levaram em conta a temática, faixa etária do público, acesso ao material e tipo de linguagem.

“O cinema tem a habilidade de tratar temas delicados e complexos, como preconceito, violência e exclusão social em uma linguagem de fácil entendimento. Por isso, utilizamos os filmes na rede estadual como um importante aliado na educação e que também podem ser utilizados nos períodos de recesso. Além de compor a biblioteca e o acervo das unidades, o material auxilia os professores a propor alternativas para o aprendizado”, explica Maria Margarete dos Santos, da equipe curricular de História da Secretaria da Educação.

Veja os filmes sugeridos:

Crianças Invisíveis (trabalho infantil / tráfico)
Crash: No Limite (preconceito racial / violência nos EUA)
Diários de Motocicleta (América do Sul / comunismo)
O Pagador de Promessas (sincretismo religioso / reforma agrária)
Bem-Vindo a São Paulo (sociedade paulista / urbanização)
Gran Torino (imigração asiática e mexicana)
Sob a névoa da guerra (Guerra Fria / Guerra do Vietnã)
Sombras de Goya (inquisição espanhola / guerras napoleônicas)Crianças Invisíveis (trabalho infantil / tráfico)
Uma Noite em 67 (bossa nova / tropicália)
O Visitante (refugiados / xenofobia)

 

From Crackle: Crash: No Limite

 

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade