PUBLICIDADE

Estudo + lazer nas férias? Veja 10 filmes que podem ajudar

Secretaria da Educação selecionou 10 livros que podem ser vistos em casa por alunos dos Ensinos Fundamental e Médio durante as férias

13 jul 2015 - 14h11
(atualizado em 13/7/2018 às 10h38)
Compartilhar
Exibir comentários

As aulas de História não estão restritas aos livros. Para saber mais sobre a trajetória de grandes personagens ou conhecer os episódios de uma guerra, um aliado eficiente é o cinema. Pensando nisso, a Secretaria da Educação de São Paulo, por meio da equipe curricular de História, elaborou uma lista com 10 filmes que podem ser vistos em casa por alunos dos Ensinos Fundamental e Médio durante as férias de julho.

A iniciativa faz parte do programa "O cinema vai à escola", da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). Para montar a seleção, os educadores levaram em conta a temática, faixa etária do público, acesso ao material e tipo de linguagem.

“O cinema tem a habilidade de tratar temas delicados e complexos, como preconceito, violência e exclusão social em uma linguagem de fácil entendimento. Por isso, utilizamos os filmes na rede estadual como um importante aliado na educação e que também podem ser utilizados nos períodos de recesso. Além de compor a biblioteca e o acervo das unidades, o material auxilia os professores a propor alternativas para o aprendizado”, explica Maria Margarete dos Santos, da equipe curricular de História da Secretaria da Educação.

Veja os filmes sugeridos:

Crianças Invisíveis (trabalho infantil / tráfico)

Crash: No Limite (preconceito racial / violência nos EUA)

Diários de Motocicleta (América do Sul / comunismo)

O Pagador de Promessas (sincretismo religioso / reforma agrária)

Bem-Vindo a São Paulo (sociedade paulista / urbanização)

Gran Torino (imigração asiática e mexicana)

Sob a névoa da guerra (Guerra Fria / Guerra do Vietnã)

Sombras de Goya (inquisição espanhola / guerras napoleônicas)Crianças Invisíveis (trabalho infantil / tráfico)

Uma Noite em 67 (bossa nova / tropicália)

O Visitante (refugiados / xenofobia)

From Crackle: Crash: No Limite
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade