PUBLICIDADE

Resultado do Enem 2019 é divulgado; veja como acessar nota

Estudantes podem consultar resultado no site e no aplicativo do Enem; é preciso usar a senha já cadastrada na 'Página do Participante'

16 jan 2020 - 17h55
(atualizado em 17/1/2020 às 09h51)
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira (17) as notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio 2019. Os resultados estão disponíveis no site e também no aplicativo do Enem.

Enem 2019 (Arquivo: 3/10/2016)
Enem 2019 (Arquivo: 3/10/2016)
Foto: Daniel Teixeira / Estadão Conteúdo

Para consultar o resultado, é preciso usar uma senha já cadastrada, que deve ser inserida na "Página do Participante". Se o estudante não lembra a senha, ele pode fazer a recuperação dos dados.

Como recuperar a senha para ver a nota do Enem 2019

  • Acessar o endereço: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/
  • Responder ao desafio de figuras solicitado no campo
  • Inserir o CPF
  • Clicar em "esqueci minha senha" no canto inferior direito da tela
  • Clicar em "enviar senha"
  • Aguardar uma nova senha ser enviada para o seu e-mail cadastrado
  • Assim que tiver a nova senha, digitá-la no sistema para conferir o resultado

O MEC orienta o estudante a conferir tanto a caixa de entrada do e-mail quanto a pasta de spam, pois a mensagem pode ser direcionada pra lá. Ainda de acordo com o MEC, caso o candidato não tenha mais acesso ao e-mail cadastrado no site do Enem, ele pode alterar o endereço. Mas é preciso lembrar o e-mail anterior e responder a perguntas de confirmação. O MEC também disponibilizou um telefone para consultas: 0800 616161.

Com a nota do Enem, os estudantes podem buscar vagas tanto no ensino superior público quanto privado no Brasil. A nota pode ser usada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade Para Todos (ProUni), no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e também no ingresso direto nas instituições. Além disso, a nota do Enem também já pode ser usada em universidades no exterior. Em Portugal, por exemplo, 47 universidades aceitam a nota do Enem no processo seletivo de alunos.

Veja também:

O projeto brasileiro no top 10 do "Nobel de Educação":
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade