PUBLICIDADE
AO VIVO
Veja tudo o que rolou na Parada do Orgulho LGBT+ de SP

O que é pós-graduação

Entenda o que é e como escolher a melhor opção!

20 mai 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Estudante andando com mochila
Estudante andando com mochila
Foto: Pexel | banco de imagens gratuito

Tendo ensino superior ou não, vivemos em um mundo globalizado e você já deve ter ouvido falar em pós-graduação. Como o nome já sugere, essa formação só pode ser feita depois da graduação.

Os motivos para se matricular em um curso desse nível podem variar. Você pode realizar uma pós-graduação com intuito de se aprofundar em uma área de conhecimento que se interessou durante a graduação, para aprender sobre gestão no seu ramo de trabalho ou até mesmo para seguir carreira acadêmica, ou seja, trabalhar com pesquisas e estudos deste campo.

Recomendada para quem deseja fortalecer seu currículo, a pós-graduação é um meio para profissionais atualizarem seu conhecimento e se tornarem mais competitivos no mercado. Afinal, profissionais desatualizados acabam ficando em desvantagem na disputa por vagas.

Se você se interessa em fazer uma pós-graduação, há alguns detalhes que precisa saber. Por exemplo, os tipos de pós-graduação e como escolher a ideal para seu momento de carreira.

Continue a leitura para tirar suas dúvidas sobre o tema! 

Pós graduação lato sensu e stricto sensu

Antes de tomar qualquer decisão, é importante entender cada modelo de pós-graduação e como se encaixa em seu plano de carreira. Se você possui um diploma de ensino superior, existem duas categorias de escolha: stricto sensu e lato sensu.

  • Strictu sensu

Traduzido do latim, o termo significa "sentido específico". Essa modalidade de pós-graduação é interessante para profissionais que querem seguir a área acadêmica. Nela, o aluno foca o aprendizado no conhecimento científico, e pode se tornar professor universitário, pesquisador ou cientista da área. Esse tipo de formação se subdivide em duas etapas: o mestrado e o doutorado.

  • Lato sensu

Lato sensu, também do latim, significa "em sentido amplo", ou seja, neste modelo de pós-graduação, a intenção é fortalecer o que já foi aprendido, se aprofundar em algum determinado assunto, adquirir novos conhecimentos para área e melhorar o rendimento da pessoa no mercado de trabalho. Esta categoria também se divide em duas: o MBA (Master of Business Administration) e a especialização.

Mulher estuda na mesa
Mulher estuda na mesa
Foto: Pexel | banco de imagens gratuito

Diferenças entre mestrado e doutorado

O mestrado costuma durar dois anos. Nesta fase, o aluno estuda teorias e assuntos relativos ao curso escolhido. Ao final do período, produz uma dissertação, normalmente embasada por discussões já existentes no campo acadêmico, e a apresenta à banca examinadora. Se aprovado, ele recebe o diploma de mestre.

Já no caso do doutorado, o tempo de formação mínima é de quatro anos. Durante o curso, o aluno deve criar uma tese inédita usando os conhecimentos acadêmicos adquiridos até ali. Nesta etapa, o tema do trabalho de conclusão também é mais aprofundado. Se aprovado, a pessoa recebe o diploma de doutor.

É comum que as pessoas façam o mestrado e depois ingressem no doutorado. De fato, é o mais aconselhável. Porém, não é uma ordem obrigatória.

Diferenças entre especialização e MBA

Diferentemente do mestrado e do doutorado, que guiam a carreira acadêmica, a especialização e o MBA reforçam o currículo do profissional para sua atuação no mercado de trabalho. 

A especialização visa se aprofundar em uma área específica da profissão. Um bom exemplo é: especialização em dermatologia para quem é formado em medicina. A depender do curso, o tempo pode variar de 12 a 18 meses. Ao se formar, a pessoa se torna uma especialista.

O MBA, por sua vez, é um tipo de pós-graduação focada em gestão e administração de negócios, geralmente procurada por profissionais que buscam ascender a cargos de chefia e coordenação. Mesmo possuindo o termo "mestre" na sigla, o tipo de formação é considerado uma especialização e sua duração pode variar de acordo com a instituição.

Mulher formada andando
Mulher formada andando
Foto: Pexel | banco de imagens gratuito

Como escolher uma pós graduação?

Agora que você já têm informações necessárias sobre cada tipo de pós-graduação, cabe fazer um balanço e analisar quais são seus objetivos profissionais e em quantos anos pretende realizá-los. Se você pretende alçar um cargo de gestão, por exemplo, talvez o MBA ou alguma especialização sejam mais compatíveis.

Agora, caso pense em trabalhar com pesquisa ou se tornar professor universitário, o mestrado ou doutorado são boas vias. Não há escolha errada, tudo depende do seu perfil profissional. 

Os benefícios de estudar são muitos. Reunimos alguns para te motivar:

  • Conseguir salários maiores;
  • Ser promovido na empresa em que trabalha;
  • Se candidatar para melhoras vagas de emprego;
  • Ganhar destaque no currículo pelo título de especialista, mestre ou doutor;
  • Construir uma boa rede de networking;
  • Adquirir novos conhecimentos;
  • Manter-se atualizado na área profissional.

Não é exigido uma prova de vestibular para cursar uma pós-graduação. Entretanto, cada universidade é livre para definir seus critérios de inscrição. Nas pós-graduações de mestrado e doutorado, costuma existir uma curadoria mais apurada do interessado, geralmente pedindo que ele submeta um projeto de pesquisa e passe por uma prova de proficiência em outro idioma.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade