PUBLICIDADE

O início da campanha eleitoral e mais atualidades da semana

O GUIA DO ESTUDANTE selecionou 5 notícias relevantes do Brasil e do mundo nesta semana

19 ago 2022 - 10h15
Compartilhar
Exibir comentários

Uma das principais dicas para se dar bem no vestibular é ficar atento ao noticiário. As famosas atualidades aparecem como pano de fundo em questões da prova e podem também ser úteis na hora de redigir a redação. Acompanhá-las é importante tanto para os estudos quanto para o próprio exercício da cidadania.

Foto: Pinterest/Divulgação / Guia do Estudante

Pensando nisso, o GUIA DO ESTUDANTE lança, todas as sextas-feiras, um resumo de cinco acontecimentos relevantes da semana. Confira abaixo!

1. Começa oficialmente a campanha eleitoral

Nesta terça-feira (16) teve início, oficialmente, a campanha eleitoral 2022. Isso significa que os candidatos já estão autorizados a pedir votos para o pleito deste ano, seja em comícios, em propagandas na mídia impressa ou pela internet.

Em outubro de 2022, os brasileiros elegem candidatos para ocupar os cargos de presidente da república, governador, senador, deputado estadual e deputado federal.

Neste texto, compilamos tudo o que você precisa saber sobre política, seja para os vestibulares ou para exercer o papel de cidadão.

2. Terras indígenas sofreram 305 casos de violação em 2021

Um relatório do Cimi (Conselho Missionário Indigenista) divulgado esta semana indicou que o ano passado foi o mais violento para os povos indígenas brasileiros desde 2013, quando a instituição começou a recolher informações sobre o assunto. Foram 355 casos de violência, que envolvem desde homicídio até violência sexual.

O Cimi também aponta 305 casos de violação a territórios indígenas, que sofreram com exploração ilegal de recursos e danos ao patrimônio.

O GUIA DO ESTUDANTE explica neste texto como funciona a demarcação de terras indígenas no Brasil e como este tema pode aparecer nos vestibulares.

3. Escócia começa a distribuir absorventes gratuitamente para todas as mulheres

A Escócia se tornou nesta segunda-feira (15) o primeiro país do mundo a distribuir absorventes gratuitamente para todas as mulheres. O direito foi assegurado por uma lei aprovada em 2020 e que entrou em vigor esta semana. Com a nova legislação, governos locais e escolas ficam obrigados a distribuir os itens.

A iniciativa tem como objetivo combater a pobreza menstrual, que atinge milhares de pessoas em todo o mundo. Neste texto, o GUIA DO ESTUDANTE te explica os impactos dessa vulnerabilidade na vida das pessoas que menstruam.

4. Brasil tem 21 universidades em ranking das mil melhores do mundo

Entre as mil melhores universidades do mundo, 21 são brasileiras. O dado é do Shangai Ranking, um dos mais renomados levantamentos sobre universidades. As instituições brasileiras que figuram na lista são todas públicas, entre elas a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Apesar de figurar no ranking, o Brasil não aparece entre as 100 primeiras colocadas - onde estão nomes como Harvard, Yale e Oxford.

Acessando este texto do GUIA DO ESTUDANTE, você confere a lista completa de todas as brasileiras que apareceram no Shangai Ranking.

5. Prazo para complementar informações do Fies 2022/2 acaba nesta sexta (19)

Os candidatos aprovados na chamada única do Fies 2022/2 têm até esta sexta-feira (19) para complementar as informações no site do programa. A complementação envolve informações como, por exemplo, o estado e agência onde o estudante vai realizar o financiamento, a modalidade e dados sobre o fiador.

Esta etapa é obrigatória, mas não é a última. Depois dela, os aprovados ainda precisam levar presencialmente até a instituição de ensino a documentação que comprova as informações prestadas durante a inscrição.

Neste texto do GUIA DO ESTUDANTE, listamos os principais documentos que podem ser exigidos nesta etapa.

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Publicidade