'Microssono', 'terrir': veja oito palavras que podem entrar para o vocabulário oficial da língua portuguesa
Palavras ou expressões que estão em análise passaram a ser usadas com frequência em textos escritos na norma-padrão do Brasil
Palavras como "microssono", "terrir" e outras estão sendo analisadas pela Academia Brasileira de Letras para possível inclusão no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.
O Observatório Lexical, da Academia Brasileira de Letras (ABL), traz uma série de termos que são sugeridos por leitores ou especialistas e estão no aguardo de uma decisão se serão incorporados oficialmente ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com a ABL, os termos em análise são palavras ou expressões novas da língua portuguesa que passaram a ser usadas com frequência em textos escritos em norma-padrão do Brasil.
"Trata-se de uma primeira etapa de possível registro no Volp, em que se faz o estudo e pesquisa do vocábulo, de sua origem e formação, classificação gramatical, grau de circulação no âmbito da língua funcional, diversidade e tipos de fontes em que ocorre, alcance geográfico, significados, entre outros aspectos", explica.
Segundo a Academia, a presença de uma palavra no Observatório Lexical não significa que ela será necessariamente registrada no Volp. A decisão, após estudo e pesquisa, fica a cargo dos lexicógrafos da ABL.
Confira a seguir as oito palavras que, atualmente, são candidatas ao Volp e o significado de cada uma:
- cordonel (substantivo masculino): é uma lona têxtil revestida com borracha crua. Geralmente, é usada no conserto e na vulcanização de pneus;
- disania (substantivo feminino): extrema dificuldade de sair da cama pela manhã após uma noite de sono;
- microssono (s.m.): curto período de sono (muitas vezes de poucos segundos) que acontece de maneira involuntária;
- pejotização (s.f.): contratar um trabalhador como pessoa jurídica (PJ);
- reclínio (s.m.): ato de inclinar-se ou dobrar-se. Afastar-se da posição vertical ou deitar-se.
- retrofitagem (s.f.): processo de modernização de edifícios antigos sem alterar as características originais;
- terrir (s.m.): gênero de filme ou obra que mistura humor e terror;
- tokenização (s.f.): processo de converter um ativo (algum dado sensível, por exemplo, como número de cartão) em um código (token).