Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Marco Antonio Zago é escolhido por Alckmin como novo reitor da USP

26 dez 2013 - 16h14
(atualizado às 18h04)
Compartilhar
Exibir comentários
Pró-reitor de pesquisa na gestão de João Grandino Rodas, Marco Antonio Zago foi escolhido como novo reitor da USP
Pró-reitor de pesquisa na gestão de João Grandino Rodas, Marco Antonio Zago foi escolhido como novo reitor da USP
Foto: Marcos Santos/USP Imagens / Divulgação

O médico Marco Antonio Zago, 66 anos, foi confirmado nesta quinta-feira como o novo reitor da Universidade de São Paulo (USP) pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). A lista tríplice com os nomes dos três candidatos a reitor que receberam mais votos na eleição realizada em 19 de dezembro foi encaminhada ao Executivo, a quem cabe a escolha final dos novos reitor e vice-reitor da universidade. Zago é professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e foi pró-reitor de pesquisa na gestão do atual reitor, João Grandino Rodas.

A chapa dos professores Marco Antonio Zago e Vahan Agopyan foi a mais votada, com 1.206 votos, seguida pela chapa dos professores Hélio Nogueira da Cruz e Telma Maria Tenório Zorn e Wanderley Messias da Costa e Suely Vilela, com 498 e 462 votos, respectivamente. O governador Geraldo Alckmin tinha a prerrogativa de escolher qualquer uma das três que constavam na lista.

Faziam parte do colégio eleitoral os membros do Conselho Universitário, dos Conselhos Centrais (Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária) e das Congregações das Unidades e dos Conselhos Deliberativos de Museus e Institutos Especializados, o que totalizou 2.143 eleitores, dos quais 1.826 (85%) compareceram à votação. Cada eleitor poderia votar em até três nomes. Os votos brancos totalizaram 2.857 e 177 cédulas foram anuladas.

O mandato de Rodas vai até 25 de janeiro de 2014, quando o novo reitor deve assumir o cargo por quatro anos. Marco Antonio Zago é professor titular da USP desde 1990. É docente em dedicação exclusiva desde 1973, tendo realizado o pós-doutorado no Nuffield Department of Clinical Medicine na Universidade de Oxford. O novo vice-reitor, Vahan Agopyan, é graduado em engenharia civil pela Escola Politécnica com doutorado pelo King’s College London, na Inglaterra.

Protestos levaram estudantes a ocupar reitoria

A reitoria da USP foi invadida em outubro como forma de protesto pelo modelo de escolha do reitor da universidade. Um dos pontos mais criticados pelos estudantes é a lista tríplice, sistema pelo qual os nomes dos três candidatos mais votados são enviados ao governador do Estado, que decide quem será o reitor. Por esse modelo, João Grandino Rodas - o segundo na lista de 2008 - foi escolhido como o atual reitor.

Os alunos também cobram paridade entre eleitores na escolha do reitor. Atualmente, o pleito ocorre por meio de colégios eleitorais - representados majoritariamente por professores titulares. Eles ainda criticam a presença da Polícia Militar dentro do campus da universidade e exigem que a segurança dos alunos seja feita por guardas contratados pela própria instituição.

USP: Choque cumpre reintegração e alunos deixam reitoria após 42 dias

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/retrospectiva-2013/" href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/retrospectiva-2013/">Retrospectiva 2013</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade