Veja 10 respostas para perguntas muito curiosas

8. Por que algumas músicas "grudam" na nossa cabeça?

Por que algumas músicas melódicas ficam "tocando" na sua cabeça várias semanas depois de um show? As músicas fáceis de serem lembradas são tão conhecidas por "grudar" no pensamento que o efeito delas há muito é explorado por jingles de propaganda. Além disso, tem havido esforços para definir o que faz uma melodia "grudar" na cabeça das pessoas.

No entanto, uma melodia difícil de esquecer pode ser um fardo em vez de uma lembrança bem-vinda, transformando-a no que às vezes é chamado de "bichinho no ouvido", e as razões não são plenamente conhecidas.

As atividades mentais que envolvem a música são complexas, às vezes incluindo não apenas áreas auditivas do cérebro, mas também o córtex visual. Uma pesquisa recente sugere que a percepção musical está interligada a partes primitivas do cérebro e que isso pode influenciar emoções no sistema límbico.

No entanto, a forma como uma melodia vira um "bichinho no ouvido" não está clara. Uma pesquisa realizada em 2001 por James J. Kellaris, psicólogo que estuda o comportamento do consumidor na Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, descobriu que a música caracterizada pela simplicidade, repetitividade e que foge às expectativas do ouvinte tem maior probabilidade de "grudar".

Até 98% das pessoas alguma vez já experimentaram uma música "grudenta", afirma o estudo. Alguns indivíduos - como músicos, mulheres e pessoas muito estressadas - são mais suscetíveis que outros. As causas podem ser psicológicas ou até mesmo físicas, ligadas às frequências de som que ressoam no corpo.

Após pesquisas mais aprofundadas, Kellares afirma também que uma forma de coçar uma "coceira cognitiva" é cantar em voz alta a música que "grudou" na cabeça.

Foto: Getty Images

Terra