Veja 10 respostas para perguntas muito curiosas

2. Quem venceria em um duelo: o leão ou o tigre?

Já imaginou um embate entre os dois reis dos predadores mamíferos que andam sobre nosso planeta? Mas descobrir quem ganharia esse duelo não é nada fácil, já que o leão e o tigre vivem em habitats e tem hábitos diferentes. Mas, de acordo com a professora Antonia Cecília Amaral, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), um deles levaria vantagem.

Segundo a professora, o leão tem o hábito de caçar em grupo. Ele se aproxima furtivamente com sua "gangue", cerca a vítima e, a uma distância adequada, ataca. Uma curiosidade sobre o leão é que o macho não caça, quem faz isso é a fêmea. E o quê faz o leão? Faz sua parte na reprodução e cuida das fêmeas.

Já o tigre, explica Antonia Cecília, é um caçador solitário. O felino asiático igualmente se aproxima furtivamente da presa, mas, como caça sozinho, ele tem que dar um ataque mais certeiro. Outra diferença entre os dois é o habitat: enquanto o tigre vive nas florestas, o leão vive nas savanas africanas. Contudo, os dois já dividiram espaço na Ásia e o leão sobreviveu, nesse continente, em uma pequena área na Índia, sendo protegido no parque nacional Gir.

Mas, de acordo com a professora, a grande diferença está nas dimensões e no peso dos dois predadores: um leão macho adulto chega a pesar até 260 kg e medir até 1,9 m (sem a cauda), enquanto o tigre é mais pesado (até 300 kg) e é bem maior (até 2,8 m, também sem contar a cauda). O veredito de Antonia Cecília Amaral: o tigre certamente venceria. Contudo, ela ressalva, é uma resposta difícil e representa apenas uma disputa de um contra um, sem a "gangue" das leoas.

E se esses gigantes do velho mundo encontrassem o maior predador brasileiro, a onça pintada? Bem, se usarmos o mesmo critério, a onça, coitada, apanharia feio. Um animal adulto pode chegar a 120 kg e 1,8 m (sem cauda). Contudo, o terreno poderia fazer a grande diferença. A onça pintada tem hábitos parecidos com o tigre, mas gosta muito de subir em árvores, o que poderia lhe dar uma vantagem em alguma estratégia de batalha contra os inimigos.

Documentário diz que juba salva o leão

Um documentário feito para a TV pelo Discovery Channel já tentou responder essa pergunta. Segundo o programa, o leão é um "brigão destemido" e o tigre um "assassino furtivo". O tigre é um caçador solitário, que rasteja para pegar a presa e se camufla no ambiente, além de preferir matar com apenas um ataque na coluna. Já os leões caçam em bandos e, apesar de conseguir matar a presa rapidamente, preferem o estrangulamento, pois é um ataque mais adequado às presas maiores que alimentarão o grupo.

Ambos usam as garras para abater a presa e têm fraquezas em comum: pouca resistência, só alcançam grande velocidade em pequenas distâncias. O tigre tem a força e o tamanho maiores como vantagem, mas o leão é mais agressivo e mais hábil. Através de um modelo computadorizado, o documentário afirma que a juba salvaria o leão de um ataque mortal na coluna e o rei das selvas venceria a disputa.

Foto: Getty Images

Terra