PUBLICIDADE

Governo de SP muda datas do Provão Paulista por causa de greve nos trens e metrô

Alunos do 1º ao 3º anos do Ensino Médio participarão do exame entre os dias 29 de novembro e 4 de dezembro

24 nov 2023 - 17h42
(atualizado às 17h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Provão Paulista foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo para dar acesso a universidades públicas
Provão Paulista foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo para dar acesso a universidades públicas
Foto: Divulgação/Secretaria de Educação de São Paulo

A Secretaria da Educação do Governo de São Paulo anunciou na tarde desta sexta-feira, 24, uma mudança nas datas da aplicação do Provão Paulista por causa da greve dos metroviários, ferroviários e funcionários da Sabesp. 

A paralisação está  marcada para a próxima terça-feira, 28. Portanto, os alunos da 3ª série do Ensino Médio, que fariam o Provão Paulista nos dias 28 e 29, agora participarão do exame nos dias 29 e 30 de novembro.

Estudantes da 1ª e 2ª séries, com prova agendada originalmente para os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, tiveram os testes transferidos para os dias 1º e 4 de dezembro. A alteração é válida para os 645 municípios paulistas. 

Mais de 1,2 milhão de estudantes da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio participam da primeira edição do programa, que possibilita o ingresso de alunos de escolas públicas tenham acesso a universidades públicas como USP e Unicamp, por exemplo. Ao todo, são 13 mil vagas em instituições superiores do Estado de São Paulo. 

O que é o Provão Paulista?

O Provão Paulista é uma nova avaliação seriada criada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que permite o ingresso direto de estudantes do ensino médio em universidades públicas paulistas.

Por que ele foi criado?

O Provão Paulista foi criado para proporcionar uma nova opção de acesso ao Ensino Superior, bem como para combater o abandono e a evasão escolar no Ensino Médio, incentivando os estudantes a continuarem seus estudos e ingressarem em universidades públicas.

Como é feito o Provão Paulista?

A prova consiste em questões de múltipla escolha e redação, e será aplicada de forma presencial e fiscalizada nas escolas estaduais. A avaliação seguirá os moldes do vestibular.

Quem pode participar do Provão Paulista?

Podem participar do Provão Paulista todos os estudantes do ensino médio da rede estadual de São Paulo, incluindo os alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs).

Onde é feito o Provão Paulista?

O Provão Paulista é realizado nas escolas estaduais de São Paulo, incluindo as Etecs.

Como será nos próximos anos?

• 2024: o acesso às vagas será obtido pela nota acumulada dos alunos nos Provões Paulistas realizados no 2º e no 3º ano do ensino médio.

• 2025: serão considerados os resultados dos Provões Paulistas realizados ao longo dos três anos do ensino médio.

Quais universidades participam do Provão Paulista?

• Universidade de São Paulo (USP)

• Universidade de Campinas (Unicamp)

• Universidade Estadual Paulista (Unesp)

• Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp)

• Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza.

Resultados

Os resultados do Provão Paulista podem ser utilizados como acesso direto a vagas nas universidades públicas e Fatecs de São Paulo para início dos cursos. Após a realização da prova, os resultados serão divulgados pelas instituições organizadoras. Eles poderão ser utilizados como acesso direto às vagas nas universidades públicas e Fatecs de São Paulo, abrindo portas para a vida acadêmica e profissional.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade