PUBLICIDADE

Beabá da Educação: você sabe o significado das siglas?

A Educação no Brasil tem muitas, mas muitas siglas mesmo. Não fique perdido entre tantas nomenclaturas e conheça o que cada letra representa

30 jul 2015 - 09h08
(atualizado em 26/5/2018 às 13h23)
Compartilhar
Exibir comentários

Enem, Sisu, ProUni, Pronatec... Palavras que estão na ponta da língua de qualquer vestibulando e acabam se tornando parte da rotina dos estudantes. Porém, você sabe o que estes nomes significam? Ao se deparar com termos como Inep ou PNE, fica na dúvida?

É muita sigla para a cabeça já superlotada do aluno, mas o Terra fez uma tabela que vai servir como uma boa fonte de consulta
É muita sigla para a cabeça já superlotada do aluno, mas o Terra fez uma tabela que vai servir como uma boa fonte de consulta
Foto: Reprodução

Siga Terra Educação no Twitter

Siga Terra Notícias no Twitter

O Terra separou as principais siglas e suas definições para não haver mais confusão. Confira:

Sigla Significado Definição
MEC Ministério da Educação 

O Ministério da Educação é o órgão da administração federal responsável por tratar de assuntos ligados à educação, desde o ensino fundamental, médio e superior até a educação profissional, especial e a distância - exceto o ensino militar. O MEC também cuida da avaliação, informação e pesquisa educacional, pesquisa e extensão universitária, magistério e assistência financeira a famílias carentes para a escolarização de seus dependentes.

APM

Associação de Pais e Mestres

Escolas contam com um grupo formado por pais e professores para que haja uma maior integração entre ela e a comunidade. E são nestas associações que os pais dos estudantes podem representar seus interesses, além de fazer mobilizações para arrecadar fundos, por exemplo, para auxiliar a escola ou contribuir para a melhoria do ensino.

EI

Educação Infantil 

É a etapa cursada por crianças de até cinco anos.

EF

Ensino Fundamental

Cursado por crianças de seis a 14 anos, o ensino fundamental passou a contar com nove anos de duração em 2005.

EE

Escola Estadual

Escolas que fazem parte da rede de ensino do estado.

EMEF

Escola Municipal de Ensino Fundamental

Escola que faz parte da rede de ensino do município e que atende crianças entre seis e 14 anos.

EMEFM 

Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio

Escola que faz parte da rede de ensino do município que atende crianças entre seis e 18 anos.

EMEI

Escolas Municipais de Educação Infantil

Escola que faz parte da rede de ensino do município que atende crianças com até cinco anos.

EAD

Educação a Distância

Método de ensino em que professores e alunos não estão no mesmo espaço físico. Computadores e tablets desempenham um papel fundamental, pois fazem a ponte para haver comunicação entre as partes e para que os conteúdos sejam passados para os estudantes. 

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

O Ideb mede a qualidade da educação de acordo com o aprendizado da população e traça metas para a melhoria do ensino. 

LDB

Lei de Diretrizes e Bases 

É a lei que regulamenta a educação no Brasil, tanto de escolas públicas como privadas. Ela estabelece diretrizes básicas do ensino e os deveres dos Estados.
SNE

Sistema Nacional de Educação

O SNE é um conjunto de ações que prevê a garantia do direito à educação nos níveis básico e superior, além da universalização da educação básica obrigatória dos quatro aos 17 anos. Ou seja, a proposta defende que se criem padrões nacionais de qualidade, do currículo e até das estruturas das escolas. 

SASE

Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino

A SASE foi criada para desenvolver ações que ajudem a colocar em prática o Sistema Nacional de Educação (SNE). A Secretaria estimula a produção de estudos acadêmicos sobre a proposta e ajuda nos diálogos relacionados ao SNE.

PNE

Plano Nacional de Educação

Lei sancionada em 2014, o PNE estabelece um conjunto de metas, que contempla da educação básica até a pós-graducação e que prevê a implementação do Sistema Nacional de Educação (SNE). Entre suas demandas estão a erradicação do analfabetismo, valorização de profissionais de educação e educação em tempo integral em, pelo menos, 50% das escolas públicas.

Enem

Exame Nacional do Ensino Médio

O tão concorrido, e até temido, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serve para avaliar o desempenho dos estudantes ao fim da escolaridade básica, além de ser uma forma de seleção unificada para os vestibulares das universidades federais, democratizando o acesso a essas vagas.

ProUni

Programa Universidade para Todos

Criado em 2004, o Programa Universidade para Todos (ProUni) concede bolsas integrais e parciais em faculdades e universidades privadas a estudantes da rede pública ou que possuem uma renda familiar de até três salários mínimos. A seleção dos candidatos é feita por meio da nota do Enem.

Fies

Fundo de Financiamento Estudantil

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do MEC que financia as mensalidades de instituições de ensino superior privadas.
Sisu

Sistema de Seleção Unificada

De acordo com a nota de corte de cada curso e a nota obtida pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sisu seleciona candidatos para as universidades públicas que utilizam apenas o Enem como método de seleção. 

Pronatec

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

Para expandir a oferta de cursos profissionalizantes e tecnológicos, o governo federal criou um programa que oferece cursos técnicos gratuitos e financiados pelo próprio governo federal.

Enade

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

Obrigatório para estudantes que estão cursando o ensino superior, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos em relação aos conteúdos ensinados nos cursos em que estão matriculados.

Encceja

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma avaliação voluntária que mede o aprendizado de jovens e adultos, que residem no Brasil e no exterior, adquiridos tanto em ambiente escolar quanto na vida familiar e social do participante.

Capes

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

É o órgão que avalia e trabalha na expansão da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil. 

Inep

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Órgão vinculado ao MEC, o Inep promove pesquisas e avaliações relacionadas à educação no Brasil. 

FNDE

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

O órgão é responsável por executar as políticas educacionais do MEC.

IBC

Instituto Benjamin Constant

Criado pelo Imperador D.Pedro II em setembro de 1854, o instituto é referência nacional para questões de deficiência visual, capacitando profissionais e assessorando escolas para que estejam aptas a atenderem essas necessidades especiais. O instituto também produz materiais em braile e realiza consultas oftalmológicas à população.

INES Instituto Nacional de Educação de Surdos

O instituto é referência nacional na área de deficiência auditiva e exerce papel fundamental na educação de surdos, qualificando e formando profissionais na área. O INES também formula políticas públicas para atender às necessidades especiais de pessoas surdas.

Fundaj

Fundação Joaquim Nabuco

É um centro de pesquisa do campo das humanidades que atende as necessidades relacionadas a educação e cultura. 

IES

Instituição de Educação Superior

São as faculdades, centros universitários e universidades. Essas instituições de ensino superior precisam passar por um credenciamento que reconhece seus cursos de graduação.

SECADI

Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão

O público-alvo deste órgão são as populações historicamente excluídas, como comunidades indígenas, remanescentes de quilombos e pessoas encarceradas. O objetivo é reduzir a desigualdade e tornar o ensino um campo mais inclusivo.

ICG

Índices Gerais de Cursos das Instituições

Este é o indicador anual de qualidade do MEC para as instituições de ensino superior. A qualidade do ensino é medida de acordo com a média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação.

SARESP 

Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo

Prova obrigatória para os alunos da rede estadual de São Paulo, a avaliação mede a qualidade de ensino no estado. As escolas municipais e particulares também podem participar do exame.

Reuni

Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais

O objeto do programa é ampliar o acesso da população ao ensino superior. Todas as universidades federais aderiram ao plano, e a meta é, em 10 anos - a partir de 2008 - dobrar o número de estudantes nos cursos de graduação.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade