PUBLICIDADE

Fuvest 2024 também aborda o trabalho invisível da mulher na 1ª fase

Vestibular da USP abordou o assunto, que foi tema de redação do Enem 2023, em questão sobre economia do cuidado. Veja outras atualidades da prova

19 nov 2023 - 20h19
(atualizado às 20h40)
Compartilhar
Exibir comentários

A Fuvest 2024 não ficou atrás da Unicamp, Unesp e Enem em relação às atualidades. A primeira fase do vestibular, aplicada neste domingo (19), abordou um tema que esteve em alta nas últimas semanas por causa da redação do Enem 2023: o trabalho invisível das mulheres. O enunciado de uma das questões apresentava dois textos sobre a chamada "economia do cuidado". Trata-se do trabalho doméstico não remunerado exercido majoritariamente por mulheres, como a limpeza de casa, o preparo das refeições e o cuidado de crianças e idosos.

Foto: Liliana Drew/pexels/Reprodução / Guia do Estudante

+ Confira o gabarito oficial da 1º fase da Fuvest 2024 para as provas X, K, Q, V, e Z.

Além deste, outros temas de relevância social apareceram na prova. A questão de número 3 (prova V) tratava, por exemplo, dos valores e estereótipos raciais embutidos nas pinturas do francês Jean-Baptiste Debret, e trazia uma releitura de uma de suas obras feita pela artista Gê Viana. Uma outra questão falava sobre o ingresso de pessoas negras no Ensino Superior no pós-apartheid na África do Sul.

Em literatura, além dos autores previstos na lista de obras obrigatórias, os candidatos também se depararam com textos de outras escritoras como Conceição Evaristo, Clarice Lispector e Paulina Chiziane.

Confira outros temas da Fuvest 2024

  • Percepção racial da população
  • Direito à literatura
  • Skate como modalidade esportiva
  • Desigualdade no acesso ao esporte
  • Teocracia no Irã
  • Tensões entre China e Taiwan

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Publicidade