PUBLICIDADE

Foto da prova do Enem vaza; PF vai investigar o caso

MEC confirma que imagem é real e diz ter acionados órgãos competentes para identificar a origem e o responsável pela divulgação

3 nov 2019 - 16h49
(atualizado às 17h17)
Compartilhar
Exibir comentários

Minutos após o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 já circulava nas redes sociais a imagem da página com a proposta da redação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela aplicação da prova, confirmou que a imagem é real, mas diz que o vazamento não prejudicou o andamento do exame.

O ministro Abraham Weintraub disse que a Polícia Federal está investigando o caso. Eles acreditam já ter identificado o autor do vazamento, que provavelmente é de Pernambuco.

"A foto é verdadeira, mas em nada compromete a realização da prova. Todos os procedimentos de segurança já tinham sido feitos, a prova já tinha sido distribuída e alguém tirou uma foto e colocou nas redes", disse o ministro. "Não compromete em nada, tudo segue normal. A PF vai identificar a pessoa responsável e tomar as providências legais", completou.

Inep confirma que imagem da prova é real
Inep confirma que imagem da prova é real
Foto: Reprodução/Redes sociais / Estadão Conteúdo

"O Inep informa que é real a imagem da prova do Enem 2019 que circula nas redes sociais. É importante esclarecer que a divulgação, que ocorreu após o início da aplicação, não prejudicou o andamento do exame. Todos os participantes já tinham passado pelos procedimentos de segurança e estavam nos locais de prova", disse o órgão em nota.

"Os órgãos competentes já foram acionados pelo Inep para identificar a origem e o responsável pela divulgação da imagem", completa. O Ministério da Defesa e a Polícia Federal estão entre os órgãos que cuidam da segurança do exame e atuam na investigação de casos de fraude.

O edital do Enem prevê que, após entrar no local de prova, o candidato não possa usar celular ou qualquer dispositivo eletrônico. Os portões do local de prova fecharam às 13h e o exame teve início às 13h30. Cerca de 30 minutos depois, a foto com a página da redação já circulava nas redes sociais.

Em anos anteriores, o Inep chegou a eliminar candidatos que tiraram foto nas salas de prova, selfies ou até mesmo registros da prova. Na maioria dos casos, os próprios fiscais de prova flagravam e retiravam os candidatos da sala.

Neste ano, o autor da imagem da página com o tema da redação não foi identificado imediatamente.

Veja também:

Primeiros candidatos avaliam prova do Enem 2019:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade