Ferramenta gratuita e interativa reúne dados da alimentação infantil nos municípios de SP
Observatório Fiesp de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) na Infância traz informações das 645 cidades do Estado
Fiesp lança ferramenta gratuita e interativa que reúne dados sobre alimentação infantil, abrangendo indicadores socioeconômicos, educacionais, nutricionais e de saúde das 645 cidades de São Paulo, para apoiar políticas públicas baseadas em evidências.
Uma ferramenta interativa que reúne dados atualizados sobre a situação alimentar, nutricional e socioeconômica de crianças de zero a 10 anos no Estado de São Paulo foi lançada recentemente pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O Observatório Fiesp de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) na Infância é gratuito e pode ser acessado no site da Federação, por meio deste link.
Os dados do Observatório
A ferramenta traz informações das crianças de até 10 anos nos 645 municípios de São Paulo, divididas em seis indicadores:
- Perfil Demográfico (dados como população total e população com até 10 anos);
- Perfil Socioeconômico (Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), percentual da população cadastrada no Bolsa Família, média salarial);
- Perfil Educacional (total de matrículas até 10 anos, matrículas na rede pública até 10 anos);
- Perfil Nutricional (percentual de subnutrição, de sobrepeso e de obesidade);
- Perfil de Saúde (mortalidade de crianças até 10 anos, cobertura vacinal); e
- Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional.
Além disso, a plataforma tem a funcionalidade "Conheça seu Município", que permite aos usuários consultarem os indicadores por cidade ou região administrativa. Também é possível aplicar filtros na ferramenta, criar relatórios sobre os dados e acessar conteúdos explicativos adicionais.
Todos os dados são atualizados e de fontes públicas oficiais, como Censo Demográfico, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud); Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Secretaria de Atenção Primária à Saúde; e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Objetivo da ferramenta
A plataforma foi desenvolvida pelo Conselho de Responsabilidade Social (Consocial) da Fiesp, com apoio técnico do Instituto PENSI, UNICEF Brasil e SindHosp.
O intuito da plataforma é apoiar a formulação de políticas públicas baseadas em evidências nos municípios paulistas, além de servir como fonte de consulta para gestores públicos, pesquisadores, jornalistas, organizações sociais e profissionais da área.
"Nosso objetivo é fortalecer o direito da criança à alimentação adequada e saudável, facilitando o acesso a informações confiáveis que orientem decisões e investimentos públicos", afirma Dr. Raul Cutait, presidente do Consocial da Fiesp.