Ex-atriz de 'Pantanal' presta Enem aos 61 anos: 'Minha versão aluna merece ser melhor'
Giovanna Goldfarb decidiu se reconciliar com sua "versão aluna" e traçou algumas estratégias
Aos 61 anos, a atriz Giovanna Goldfarb decidiu se reconciliar com sua "versão aluna". Neste domingo, ela é uma das 17.192 pessoas com mais de 60 anos inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Enquanto para jovens, a prova representa uma etapa esperada de início de vida adulta, para aqueles que já viveram décadas longe da sala de aula, a prova pode representar a realização de sonhos que nunca morreram.
Confira o gabarito extraoficial do 1º dia de prova do Enem 2025
"Minha versão aluna merece ser melhor", afirma a candidata, conhecida por ter interpretado Zefa na primeira versão da novela Pantanal, em 1999. Ao jornal Globo, ela explicou que traçou alguns objetivos: "Gabaritar História, Geografia, Literatura e Inglês; Tirar 800 na redação; Acertar alguma coisa de Matemática e Física; Acertar algumas de Biologia e Química; Passar na faculdade que pretendo".
Giovanna chegou a ingressar no curso de Teatro da Unirio em 1983, mas não conseguiu concluí-lo. Um período marcado pela dependência química e um acidente de carro a afastaram das aulas. Agora, quatro décadas depois, ela se vê novamente em sala de aula, desta vez em um pré-vestibular social.
"Não estudava há mais de 40 anos. Me sinto um museu ambulante na turma do pré-vestibular social que frequento. A gente ri à beça. Me sinto quase que da época de Pedro Álvares Cabral!", brinca.
"O professor de Geografia mostrou um slide com um vilão destruidor do mundo. Perguntei: 'Tá, mas quem é esse?' Todo mundo conhecia, era da Marvel, menos eu". A atriz integra o projeto Mulheres na Escola, parceria da Fundação Cecierj com a Secretaria de Estado da Mulher do Rio, que incentiva o retorno à educação formal de mulheres a partir dos 16 anos.
