PUBLICIDADE

Estudantes brasileiros participam de campeonato mundial de robótica

12 mar 2013 - 15h34
(atualizado às 15h40)
Compartilhar
Exibir comentários

Um grupo de 20 estudantes viaja no domingo, 17 de março, para os Estados Unidos para representar o Brasil em um dos mais importantes campeonatos de robótica do mundo, o FIRST Robotics Competition ( FIRST - For Inspiration and Recognition of Science and Tecnology). 

O evento tem mais de 50 regionais disputadas em várias cidades ao redor dos EUA, Canadá e Israel e reúne equipes de diversas partes do mundo. A equipe #383 Team, do Colégio Província de São Pedro, de Porto Alegre, já é campeã em edições nos anos de 2001, 2002 e 2010, O time gaúcho participa das edições em Boston (MA) na Boston University, nos dias 21, 22 e 23 de março, e em Washington (DC) no Walter E. Washington Convention Center, nos dias 28, 29 e 30 de março.

O jogo desse ano é inspirado no "Frisbie" e o principal objetivo é fazer com que o robô consiga recolher estes discos e os lance (lance o disco) através de um buraco na parede que são os gols do jogo. Alturas distintas, valem pontos diferentes. Uma pirâmide metálica feita de tubos no meio da quadra, com mais de três metros, será usada para pontuação extra. Quanto mais alto o robô conseguir ficar pendurado, maior a pontuação de bonificação.

Além dos estudantes do Colégio Província de São Pedro, a robótica no Rio Grande do Sul já inspirou alunos como da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, de Gravataí que também participam de regionais nos Estados Unidos. A equipe Heitortec competiu já no último final de semana na Carolina do Norte e chegou até as semi-finais da competição, demonstrando a excelente capacidade dos estudantes gaúchos e a importância do investimento em projetos desta área.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade