PUBLICIDADE

Estes 6 livros te ensinam tudo sobre História da Arte

Dos movimentos artísticos às obras mais importantes da humanidade, eles te ajudarão a transitar melhor pelos museus

5 jul 2024 - 19h03
Compartilhar
Exibir comentários

Quem nunca foi em um museu de arte e ficou com vergonha de falar alguma coisa errada e parecer "burro"? Há sempre aqueles que olham para os quadros como se estivessem lendo um livro ou a letra de uma música: como se dialogassem com a obra. Claro que esse negócio de ficar com vergonha ou ter medo de parecer incoerente é pura bobagem! No mundo da arte não há certos ou errados. Mas... aqui entre nós, sabe qual é o segredo para conseguir dialogar com uma obra de arte? Expandir as suas perspectivas.

Conhecer a História da Arte, além de fascinante, é um excelente hobby
Conhecer a História da Arte, além de fascinante, é um excelente hobby
Foto: Pexels/ / Guia do Estudante

+ 7 obras de arte que mudaram o mundo e você deveria conhecer

Quanto mais conhecemos sobre o mundo da arte, mais fácil fica de sair da superficialidade. Quando entendemos o que há por trás de determinada corrente artística, quais eram as inspiração de um artista, ou qual sentimento tal estilo implica, um mundo novo se abre e tudo parece se conectar. Estudar a História da Arte, para além de uma profissão, é também um excelente hobby. Incentiva o pensamento crítico e a leitura de imagens.

Para quem quer se introduzir nesse mundo, o GUIA DO ESTUDANTE separou 6 livros que vão te ensinar o que você precisa para ampliar os seus conhecimentos sobre o tema.

1. "História da Arte" de Ernst Gombrich

Vamos começar com um clássico! Este livro, amplamente reconhecido como uma das melhores introduções à história da arte, é uma verdadeira obra-prima. Ernst Gombrich guia o leitor através dos principais movimentos artísticos, da arte pré-histórica até os tempos modernos. Tudo com uma linguagem acessível e envolvente. Pode apostar, é o favorito do seu professor de Artes.

+ Como interpretar as obras de arte nos vestibulares?

2. "A História da Arte" de Graça Proença

Pensado especialmente para iniciantes que buscam se introduzir no tema, este livro é uma excelente dica. Graça Proença oferece um panorama abrangente da história da arte, focando em como diferentes períodos e culturas expressaram suas visões de mundo através da arte. O livro é ideal para estudantes e entusiastas que desejam entender a evolução da arte de maneira simples.

+ Artes no Enem: como a disciplina é cobrada no exame e como se preparar

3. "O que é Arte?" de Jorge Coli

Nada de confundir com a obra homônima de Tolstói! "O que é arte?", como o próprio nome indica, irá responder as suas principais perguntas sobre o tema. Ao longo do livro,  Jorge Coli explora as diversas definições e interpretações do conceito de arte ao longo da história. Ele discute como a arte é percebida e valorizada em diferentes contextos culturais, e provoca uma reflexão sobre o seu papel na sociedade.

+ Como a arte pode melhorar seu currículo profissional

4. "Pequena História das Artes no Brasil", de Duílio Battistoni Filho

"História das artes": sim, no plural. O professor Duílio Battistoni aborda a trajetória das artes visuais no Brasil desde o século XVI até os dias hoje, de maneira crítica e objetiva. O livro explora influências renascentistas, o barroco colonial, o impacto da corte portuguesa, o romantismo, a Semana de 1922, e a consolidação do modernismo. Uma síntese acessível da história da arte brasileira.

+ Quem foi Tarsila do Amaral e qual sua importância

5. "Breve História da Arte", de Susie Hodge

Este livro de bolso oferece uma visão compacta da História da Arte - com linguagem acessível e muitas imagens. Susie Hodge explora 50 obras fundamentais, desde pinturas rupestres até instalações contemporâneas, conectando movimentos, temas e técnicas importantes. O objetivo é aproximar o leitor do mundo artístico e facilitar a compreensão da evolução e importância da arte ao longo do tempo.

+ 6 cursos para quem gosta de Artes

6. "História da Arte para crianças", de Lenita Miranda de Figueiredo

Calma, a gente sabe que o livro é dedicado ao público infantil. Mas aqui vai uma dica de ouro: ao se introduzir em novos temas de estudo, pode ser vantajoso começar com obras que sejam destinadas a públicos mais novos. A linguagem acessível, compacta e objetiva pode facilitar a compreensão e capacitar o leitor para seguir a um nível mais avançado. Nesta obra, Lenita Miranda de Figueiredo leva os leitores a uma viagem pela arte desde a Idade da Pedra até os dias atuais, passando por 40.000 anos de história.

*A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon e recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio dos links indicados nesta página. A seleção de produtos segue critérios exclusivamente editoriais. O estoque disponível refere-se ao momento da publicação desta matéria.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade