PUBLICIDADE

Suposta imagem da prova do Enem vaza, e Inep aciona Polícia Federal

Imagem que circula nas redes sociais teria sido divulgada após o início das provas, que são aplicadas a mais de 3,9 milhões de candidatos

5 nov 2023 - 16h19
(atualizado às 22h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem da prova do Enem 2023 que vazou nas redes sociais
Imagem da prova do Enem 2023 que vazou nas redes sociais
Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acionou a Polícia Federal para apurar um possível vazamento da prova do Enem 2023.  Uma imagem supostamente do exame, que é aplicado a mais de 3,9 milhões de candidatos em todo o país neste domingo, 5, circula nas redes sociais.

Atualiazação: Ministro afasta possibilidade de anular Enem após vazamento de imagem da prova

 Ao Terra, o Inep não confirmou nem negou a veracidade da imagem, mas destacou que o caso está sendo investigado. Por volta das 18h30, o Terra teve acesso a um espelho da prova e confirmou que se trata de uma página do exame. 

Prova do Enem 2023 corresponde a imagem vazada nas redes sociais; compare
Prova do Enem 2023 corresponde a imagem vazada nas redes sociais; compare
Foto: Marcela Coelho/Terra

Segundo o órgão ligado ao Ministério da Educação, a publicação foi feita após 13h30, horário do início do 1º dia de provas do Enem. Vale ressaltar, no entanto, que o suposto vazamento ocorreu muito antes do horário em que os candidatos são liberados a sair com o espelho das provas, que será às 18h30 (horário de Brasília).

Na página vazada, é possível ver as orientações para a redação, que, nesta edição, é sobre "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil". A imagem exibe quatro textos motivacionais usados como base para a dissertação dos candidatos.

O Terra entrou em contato a Polícia Federal para ter mais detalhes sobre a investigação, mas até o fechamento desta matéria não recebeu retorno.

O que é proibido no dia da prova do Enem?

Não é permitido aos estudantes levarem uma série de itens para os locais de prova, como, por exemplo:

  • Smartphones ligados;
  • Smartwatches e relógios;
  • Tablets;
  • Calculadoras;
  • Pen Drives;
  • Gravadores.
  • Chaves com alarme;
  • Fones de ouvido;
  • Qualquer eletrônico que possa ser usado para transmitir ou receber dados.

Caso esteja em porte de eletrônicos, eles devem ser desligados e guardados dentro do envelope entregue pela fiscalização do exame.

Materiais como lápis, canetas de material não translúcido, borrachas, lapiseiras, réguas, corretivos, assim como agendas, cadernos e livros, também são proibido.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade